Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos
TAGs

Como fotografar crianças: Vanessa Lemos dá as dicas

Não importa se é seu filho, sobrinho, irmão ou o filho de alguém próximo. Não tem como não se apaixonar por crianças e, como consequência, querer eternizar cada pequeno momento do dia a dia.

Do riso contagiante até a cara engraçada ao experimentar um novo sabor ou a distração ao assistir o desenho preferido. Tudo vale um clique. A cada tentativa, vem a pergunta: como fotografar crianças?

Não é fácil. Os pequenos não param um segundo e você fica com a câmera na mão sem saber o que fazer.

Para acabar com essa dúvida, o Juicy Santos perguntou para quem sabe. Antes de ser fotógrafa, a Vanessa Lemos é mãe. Então ela traz uma sensibilidade no olhar capaz de registrar batizados e aniversários, por exemplo, como ninguém.

www.juicysantos.com.br - Como fotografar crianças

Nós amamos os registros dela e, por isso, queremos saber: Vanessa, como fotografar crianças?

Afinal, não é todo dia que você conta com os cliques dela na sua casa, né? Ela respondeu às dúvidas mais frequentes e deu dicas para fotografar crianças. Tudo bem prático, pra deixar seus registros cotidianos nota 10.

Como fotografar crianças

1. O melhor horário para fotografar crianças

De acordo com a profissional, não existe um horário definido para todas as crianças. Isso porque cada criança tem sua rotina. Uns descansam depois do almoço, outros dormem mais tarde.

“O importante é que os pequenos estejam descansados e sem fome. É fundamental que se sintam bem e que estejam de bom humor. Os pais sabem bem reconhecer esses momentos, então devem aproveitá-los”, explica.

2. Use e abuse da iluminação natural

Segundo ela, é sempre uma boa opção buscar por iluminação natural para fazer as fotos. Neste caso, use uma luz mais suave – ao ar livre, no início da manhã (até as 9 horas) ou final do dia (a partir das 16 horas).

“Se a criança estiver mais disposta entre as 10h e 15 horas, procure uma sombra, pois a luz do sol é muito forte nesse período. Já em caso de fotos internas, como dentro de casa por exemplo, busque locais com entrada de luz, como janelas, sacadas e portas”.

Mas, se a sua foto for feita em um ambiente escuro, será necessário usar flash. Neste caso, a dica é não direcione totalmente para as crianças. Vanessa alerta que o flash geralmente cria uma reação e muda a expressão natural dos pequenos.

www.juicysantos.com.br - Como fotografar crianças

3. Fotos sem borrão, mesmo com movimento

É difícil deixar uma criança parada, né? E, vamos combinar, se você quiser uma imagem mais instantânea, vai precisar clicar enquanto eles brincam. Nesse sentido, Vanessa indica que você preste atenção na maneira como segura a câmera. Ter firmeza e colocar o rosto contra o visor ocular da câmera ajuda muito!

4. Olha pra câmera, filho

Para manter a criança olhando para a foto, a dica é não pedir para ela olhar para a foto. Como assim? Calma,  Vanessa explica.

“Converse sobre coisas de criança, faça perguntas ou peça para que a criança mostre algo para você. Em resumo: use artifícios que chamem a atenção”.

Vale usar um brinquedo ou cantar uma música. Além disso, é importante não desligar a câmera enquanto a conversa acontece, pois assim, não se perde o clique.

www.juicysantos.com.br - Como fotografar crianças

5. Pose: pedir ou não?

Quem já conhece o trabalho da Vanessa Lemos sabe que ela gosta de fotos mais espontâneas. Assim, ela indica deixar as crianças serem crianças. Mas nada impede que você peça uma pose. Lembre-se: pedir é diferente de obrigar.

“O mais importante é que a criança se sinta bem e curta o momento, como uma brincadeira”.

Ainda de acordo com a fotógrafa, sugerir que brinque, faça caretas e pule também faz parte das estratégias para se conseguir uma boa foto.

6. O melhor ângulo

Para Vanessa, um dos melhores ângulos sempre é ficar à altura da criança.

Para isso, vale abaixar, sentar ou até mesmo deitar no chão. O importante é olhar nos olhinhos e fazer com que se sintam especiais.

“Seja criativo e use a imaginação clicando de baixo pra cima, de cima pra baixo, ou utilizando algo diferente e que preencha a fotografia”.

www.juicysantos.com.br - Como fotografar crianças

7. Recém-nascidos merecem atenção especial

Vanessa tem uma orientação bem simples sobre como fotografar crianças recém-nascidas: coloque o bebê em um lugar onde ele se sinta confortável e seguro. Ainda, é preciso ter muita paciência, pois nem sempre eles reagem como se espera.

8. Mas e se a foto for em uma festa, como conseguir a atenção da criança?

“Primeiramente, você precisa compreender o mundo das crianças. Precisa ter um certo espírito infantil e também um pouquinho de paciência”, explica.

Em outras palavras: fique atento ao universo infantil como se fosse o seu próprio mundo. Converse sobre coisas de criança, como brinquedos e desenhos favoritos, por exemplo, ajuda muito. Brincar com alguns objetos da decoração também pode entreter a criança e contribuir para uma boa foto.

www.juicysantos.com.br - Como fotografar crianças

Sobre Vanessa Lemos

Vanessa Lemos é mãe, jornalista e fotógrafa de família em Santos. Sua história com a profissão e os cliques infantis apaixonantes começaram após sua primeira gravidez. Giovanna nasceu e, logo em seguida, sua perspectiva sobre o mundo se transformou totalmente.

A redação foi trocada pelas lentes e nós ganhamos uma profissional incrível. Em sua segunda gestação, ela fotografou o próprio parto, em um registro super emocionante. Por isso, as dicas dela sobre como fotografar crianças são tão boas.

Conheça a história da Vanessa Lemos e fique de olho nos trabalhos dela. Dá pra se inspirar muito nas imagens do seu Facebook.