Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos
TAGs

Santos é medalhista na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Vamos comemorar: Santos ganhou medalha na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)!

Dois alunos do Ensino Médio aqui da cidade, matriculados no Colégio do Carmo, faturaram a prova, realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira.

Leonardo de Souza Santos (medalha de ouro) e Giuliano Ferreira Guerra (medalha de prata) fizeram a prova no último mês de maio, junto a outros 19 alunos do colégio e 750 mil estudantes de todo o Brasil.

carmoImagem: Divulgação

Na última semana, os estudantes receberam o certificado.

O exame feito pelos garotos, orientados pelo professor Rogério Brancacio, tem nível de dificuldade 4 (a mais difícil da competição). Com o resultado, os santistas conquistaram o direito de participar da seletiva nacional, que acontece entre os meses de outubro e dezembro.

O objetivo é formar a seleção brasileira que competirá a etapa internacional da OBA!

Sobre a olimpíada

Dividida em quatro níveis, a olimpíada conta com três categorias para alunos do Ensino Fundamental e a última para os do Ensino Médio. Em todos, a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica.

A maioria das questões envolve raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

“Nosso objetivo é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens”, diz Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional do evento.

Os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que serão realizadas em São José dos Campos (SP). Nesses eventos os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

“Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”, informa o coordenador do evento.

Nós já estamos na torcida pelos medalhistas de Santos. Para ficar de olho na próxima participação deles, basta acessar o Facebook do Carmo.