14/02/2018 Por Victória Silva Santistas por aí

Políticas busca visibilidade para mulheres cartunistas

Se você tem ou já teve o habito de ler jornais, provavelmente, conhece as charges políticas.

Aliás, nem precisa disso. Elas fazem parte de questionários de várias provas e vestibulares quando o assunto é interpretação de texto. A pergunta aqui é: você deu a devida atenção a um pequeno detalhe durante as suas leituras? Se sim, fala pra gente:

Quantas dessas charges foram assinadas por mulheres?!

thais

Essa resposta tem como base articulações feitas entre diversas artistas. Nelas, foi constatada a ausência de mulheres em espaços dedicados às charges políticas. E, é claro, tem projeto santista querendo mudar esse cenário.

“A ideia de que mulheres não desenham charges ou não se interessam por política ainda é bastante forte no inconsciente coletivo, quando, na verdade, sabemos que mulheres chargistas atuaram e atuam ainda nos mesmos veículos e com a mesma proficuidade que autores renomados, apenas não tiveram o mesmo prestígio e visibilidade”, explica o argumento do projeto.

Para dar espaço a essas mulheres e apontar onde estão as quadrinistas brasileiras, as artistas Thaís Gualberto, Aline Zouvi, Carolina Ito e a pesquisadora santista Dani Marino criaram o projeto Políticas, que tem como objetivo oferecer um espaço para que as mulheres que atuam com humor gráfico publiquem cartuns, charges e tiras.

No Brasil, segundo pesquisas, o humor nesse formato teve início ainda no século 19, mais especificamente em 1839 e teve seu auge junto com um período politicamente tenso da história do país, a ditadura militar.

Para saber um pouco mais sobre os desafios de desenhar com viés político sendo mulher no Brasil, recomendamos a leitura dessa matéria no Portal Imprensa e da entrevista com Camila Lelis, que escreveu um livro sobre o assunto, para o blog Bar de Batom.

Políticas

Se você que mostrar suas charges, cartuns ou tiras, é só mandar o seu trabalho para [email protected]

Para acompanhar e da visibilidade a essa mulherada, curta a página no Facebook, siga no Instagram e acompanhe no Tumblr!

Afinal, existem artistas incríveis prontas para serem descobertas! Basta saber onde olhar.

Share Button