Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Proteção da orla de Santos é tema de palestras

Em 2016, um assunto não saiu dos noticiários locais: as ressacas na orla de Santos.

O fenômeno ganhou força e assustou a população, o que motivou o surgimento de projetos que buscam alertar sobre a alta das marés e discussões sobre o que pode ser feito para diminuir o seu impacto na sociedade.

Nesta quinta-feira (15 de dezembro), um evento debate o assunto no Teatro Guarany.

O  seminário Soluções Imediatas e Definitivas em Engenharia para Proteção da Orla de Santos é gratuito e aberto ao público.

ressacaImagem: Adriano Azevedo

A iniciativa da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos (AEAS), junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) e a Prefeitura de Santos, vai reunir, das 8h às 16h30, a população interessada em entender o que acontece na nossa orla e área continental.

Os participantes poderão assistir a uma serie de palestras com especialistas da área.

A programação de palestras começa às 9h20 e termina às 15h40, e aborda temas como: Erosão no Litoral Paulista; Ressacas na Região de Santos; Erosão da Praia de Santos; Experiência em Proteção e Recuperação Costeira; Aumento dos Níveis dos Oceanos – Consequências e Soluções; Prevenção e Licenciamento Ambiental na Prevenção de Efeitos Climáticos, entre outros.

“Certamente, com o nível de profissionais envolvidos nas mesas de discussões, poderemos sair deste encontro muito mais fortalecidos quanto às necessidades que a cidade terá que enfrentar para solucionar essa questão da orla santista”, comenta o presidente da AEAS, o engenheiro Ademar Salgosa Júnior.

Além das palestras, o evento terá espaço para perguntas nas mesas de debates com a participação de especialistas em diversas áreas do conhecimento, como professores da Escola Politécnica da USP e profissionais que integram importantes empresas do mercado.

Os interessados precisam chegar às 8 horas, horário de abertura das inscrições gratuitas.

O Teatro Guarany fica na Praça dos Andradas, 100, no Centro Histórico.