20/11/2018 Por Victória Silva Novidades da cidade

Geloteca em Santos: uma geladeira cheia de conhecimento

Era uma vez uma geladeira que iria para o lixo. E livros que, há anos, estavam ganhando um gelo de seus donos.

Seus destinos pareciam fadados a um triste final.

Até que os dois se encontraram e viveram uma história de amor. Dela, nasceu uma geloteca em Santos.

O conto de fadas, que aconteceu na E.M. Cely de Moura Negrini (Rádio Clube), gera uma dúvida em quem leu o início deste texto.

Mas, Juicy, o que é uma geloteca?

Se você tem um monte de livros acumulando poeira ou servindo apenas de decoração na sua casa – o que, convenhamos, não é sua função – precisa conhecer este final feliz. E, mais do que isso, ajudar no nascimento de novas gelotecas em Santos.

Geloteca em Santos

juicysantos.com.br - Geloteca em SantosImagem: Divulgação

Em resumo, o projeto tem a mesma ideia do que foi desenvolvido pelo Querô em 2015: utilizar geladeiras que seriam descartadas para criar bibliotecas. Afinal, a geloteca funciona como uma prateleira de livros aberta à comunidade.

A primeira geladeira transformada em biblioteca em Santos fica na Escola Municipal Cely de Moura Negrini (Praça Prof. José Oliveira Lopes, 62, Rádio Clube). Quem abre a porta recebe um convite para se deliciar com publicações tanto para crianças quanto para adultos, uma maneira de incentivar que os pais leiam para seus filhos.

“Os filhos se influenciam pelas atitudes dos pais. Por isso, queremos que os adultos leiam mais”, comenta a coordenadora pedagógica Maria Aparecida de Jesus.

Quero ajudar outras gelotecas a nascer

A primeira geloteca em Santos tem a seguinte configuração: no freezer, ficam os títulos adultos. E, na parte de baixo, estão os livros para as crianças. Esta foi a forma mais fácil encontrada de organizar e também de que as pessoas peguem os livros.

De acordo com a bibliotecária da Secretaria da Educação, Cristina Zinezi, desde que o projeto começou (no último dia 26 de outubro), mais de 80% dos livros já ganharam um novo leitor. Por isso, o objetivo é abastecer a geloteca a cada 15 dias. Neste sentido, existem duas maneiras de ajudar:

  • Fazendo doação de livros
  • Doando geladeiras velhas e que não funcionam mais

Afinal, para a instalação de novas gelotecas em Santos, esses dois itens são primordiais. E a cidade já ganhou uma segunda, também no Rádio Clube. Só que essa está localizada na escola Pedro Crescenti.

Ficou interessado em ajudar outros contos de fadas a acontecerem em Santos? Para doar geladeiras, você só precisa entrar em contato com o departamento de bibliotecas municipais, pelo telefone (13) 3224-1497. Já a doação de livros acontece normalmente nos pontos de coleta da cidade 🙂

Share Button