Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Fogos de artifício com barulho são proibidos em Santos

Ano novo, final de campeonato e outras datas pedem fogos de artificio.

A explosão funciona como uma metáfora dos sentimentos daquele momento. A alegria tem cores vivas, formas bonitas e muito barulho, ou seja, enquanto alguns comemoram, outros tantos vivem momentos de verdadeiro terror.

Lembro da última virada que passei com o meu avô e da tortura que cada pequena explosão causava.  E por isso fiquei muito feliz em saber que, a partir de agora, os fogos de artifício com barulho são proibidos em Santos.

fogos em santosImagem: Marcos Comune/Melhor de Santos

A lei complementar que proíbe fabricação, comercialização e queima de fogos de artifício que emitam barulho, foi sancionada terça-feira (17 de janeiro). Muita gente comemorou pelos bichinhos de estimação que sofrem por conta da super-audição, mas os idosos e as crianças também serão beneficiadas – afinal, também se assustam com facilidade.

Na vizinha Peruíbe, essa lei já existe desde o ano passado e em Campinas, também.

A Prefeitura de Santos tem 90 dias para regulamentar e definir os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização. Então tem que ficar de olho para saber os detalhes da lei.

Itens proibidos

Se você é uma das pessoas que gosta de comemorar com fogos, preste atenção nos itens que passam a ser proibidos na cidade: fogos de artifício, bombas, morteiros, busca-pés e demais fogos que façam ruídos – a proibição é válida tanto nos espaços públicos como privados.

Isso não significa que não teremos festa na Praça da Independência, ainda é permitido soltar fogos de luzes com ausência de estampido.

E antes que alguém diga que não sabe onde encontra-los, nós temos a solução: com a implementação da lei, apenas será concedida licença de localização e funcionamento dos estabelecimentos que fabricam ou vendem fogos que não façam barulho.

Então os comerciantes vão precisar se adaptar a essa nova demanda.

O que você achou dessa nova lei de Santos?