Texto porLuiz Gomes Otero

Edguy comemora 25 anos com coletânea de hits

Fundada há 25 anos na Alemanha, a banda Edguy é uma referência no estilo power metal, uma das muitas variantes do heavy metal. E, mesmo tendo enfrentado mudanças na formação, a sonoridade se manteve intacta.

A trajetória está ao alcance do público agora com a coletânea Monuments, CD duplo que reúne 28 faixas de várias épocas da carreira do grupo.

edguy3
Atualmente, a formação conta com Tobias Sammet (vocal), Jens Ludwig (guitarra), Dirk Sauer (guitarra), Felix Bohnke (bateria) e Tobias Exxel (baixo).

O segredo talvez seja a permanência desde o início de Tobias Sammet e mais Ludwig e Sauer. Os outros dois restantes (Bohnke e Exxel) estão desde 1998 no grupo.

edguy2

Sammet é um vocalista com os atributos necessários para o heavy metal tradicional. Ele tem postura de band leader e um alcance vocal invejável para o estilo musical. Além disso, desenvolve em paralelo o projeto musical Avantasia, com outros músicos conhecidos do metal.

O país natal de Edguy sempre foi um celeiro prolífico de grandes nomes desse gênero.

edguy4

As canções escolhidas para esta coletânea mostram a evolução da banda desde os anos 90. O som tem um peso hard rock mesclado com o power metal. Isso pode ser notado em faixas como Love Tyger e Landmarks, ambas ótimas, com peso nos riffs de guitarra na medida certa.

edguy5

A banda também sabe dosar o som em baladas como Save Me, com toques de mainstream, mas sem fugir muito do que eles fazem bem. Claro que o hit Tears Of A Mandrake não faltou nessa coletânea. Os fãs, como eu, vão relembrar ainda canções como Space Police e Holy Water, ambas com arranjos impecáveis, dentro do que espera do estilo heavy metal.

Monuments é uma ótima oportunidade para os admiradores do metal tradicional curtirem o som de uma das bandas mais influentes do estilo e que ainda se mantém na ativa nos dias atuais.