Texto porJuicy Santos
Santos
TAGs

Ação do Coração vai ser no dia 2 de agosto

Assim como aconteceu nos últimos quatro anos, a Praça Mauá, em Santos (SP) voltará a ficar lotada no próximo dia 2 de agosto (terça-feira) para a Ação do Coração.

A celebração de amor, esperança e fé, organizada pela Associação Eduardo Furkini desde 2012, reúne pessoas de todas as idades e crenças que, desde o mês de junho, participam de oficinas onde confeccionam seus corações de tecido, com diversas cores e tamanhos.

Em Santos, no litoral paulista, a Ação do Coração se tornou um evento oficial, parte do calendário da cidade.

Mas a iniciativa, que surgiu em 2012 como uma homenagem ao ator Eduardo Furkini (falecido no ano anterior), já alcança outras cidades e países (veja ao final do texto como leva-la à sua cidade). Além da reunião dos corações recheado de boas intenções, a ação arrecada materiais para instituições de caridade, ONGs e para a Secretaria Municipal de Ação Social.

Irmão de Eduardo Furkini e idealizador da Ação, o ator e palestrante Alexandre Camilo ressalta o ponto alto da celebração.

“A Ação do Coração conta com pessoas de diferentes crenças. Por isso, temos um momento de oração, com a presença de líderes religiosos, em que todos se reúnem em uma corrente positiva de fé e esperança. Todos ficam emocionados com a energia emanada e trocada nesse experiência”.

Os assuntos abordados estão sempre ligados à esperança, amor e bons exemplos.

Em 2016, o tema será “Liberdade, Respeito Mútuo e Solidariedade e o lema “A diferença não altera a essência”.

Além da confecção dos corações, as oficinas servem como pontos de recebimento para as doações dos moradores. Nos últimos anos, foram arrecadadas roupas, alimentos, brinquedos e outros materiais que ajudaram pessoas de diversas partes do país, desde o litoral paulista até regiões como o Alto Pajéu, no sertão pernambucano.

Leve a Ação do Coração para a sua cidade

Além de Santos, a Ação do Coração já é realizada em diversos outros municípios brasileiros e estrangeiros. Para organizá-la em sua cidade, entre em contato com a Associação Eduardo Furkini e consulte o regulamento no site www.acaodocoracao.org.br.

Associação Eduardo Furkini

Para preservar a memória de José Eduardo Gonçalves (Eduardo Furkini) um mês após sua morte, seu irmão, Alexandre Camilo, criou a Associação Eduardo Furkini, em 2 de setembro de 2011.

A entidade sem fins lucrativos tem como objetivo atender jovens a partir dos 18 anos de idade, por meio de concessão de bolsas de estudos, prioritariamente para a formação em profissões ligadas a saúde, turismo, idiomas, contadores de histórias, artes e esportes.

Além da Ação do Coração, realiza outros projetos que colaboram no desenvolvimento cultural de jovens da região. Em poucos anos, possibilitou a concessão de dezenas de bolsas para o curso de contadores de história e de incentivo à música. Desse trabalho inicial, surgiram os projetos Semeando Histórias e Quarteto de Cordas Eduardo Furkini.

By: Pedro Martins