Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

10 coisas que você não sabia sobre o Embaré

O que você sabe sobre o Embaré?

O bairro, considerado um dos mais tradicionais da cidade, tem uma história cheia de chácaras, pioneirismos e curiosidades – sem falar nos prédios tortos que fazem a fama da cidade.

Confira 10 coisas que você não sabia sobre o Embaré:

embareImagem:  Imagens aéreas Popmidia Filmes

1 – O nome Embaré vem do Tupi Mbaraa-Hé, que significa cômodo para enfermidades. Trata-se de uma referência à propriedade terapêutica dos banhos de mar, tomados com a finalidade de curar de várias doenças.

2 – O aniversario do bairro é dia 14 de setembro.

3 – Seus limites são dados por quatros das principais avenidas de Santos: Bartolomeu de Gusmão, Almirante Cochrane, Afonso Pena e Siqueira Campos até a praia.

4 – A igreja do Embaré foi inaugurada em 19 de outubro de 1875 – você pode conhecer outras curiosidades sobre a basílica aqui no Juicy Santos.

5 – Uma característica do bairro, em 1982, era seus canteiros centrais.

6 – A primeira pizzaria do bairro foi a Casa da Mamma

7 – O bairro tinha um grande número de casas populares, construídas na década de 30, pela Fundação Casos Populares. Os conjuntos residenciais eram pequenos, com, no máximo, 50 casas.

8 – Em 1950, recebeu a instalação do primeiro aparelho de televisão da cidade. Leonel Ferreira da Silva e sua esposa, Julia Pangoldi Ferreira, moravam na Av. Siqueira Campos, 666.

9 – Para os lados da Afonso Pena, eram comuns chalés com mais de meio século, com quintas de até 15 metros. A partir dos anos 80, esses espaços foram dando lugar aos prédios.

10 – Uma das instituições que começou nessa região, na época (e continua até hoje, ao lado do Pão de Açúcar na orla), foi a Casa da Vovó Anita, que recebia crianças de internatos do interior para dias de férias na praia nos anos 1980.

Bônus:

11 – A família do Pelé viveu no bairro (Rua Almirante Cochrane, 123)

12 – O surgimento dos prédios tortos fez com que muitas pessoas pensassem que os imóveis na região iam ser desvalorizados e tentassem vende-los.

* Esse conteúdo foi pesquisado na Hemeroteca de Santos. Vale a visita, se você gosta de saber mais sobre Santos ou precisa de alguma informação sobre a cidade e sua história.