Entrega por Santos: atenção e carinho aos moradores de rua

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Criar um projeto em que o único plano é que, no futuro, ele não seja mais necessário.

Pareceria loucura, se não estivéssemos falando de uma iniciativa bem legal que está ganhando força aqui na região, o Entrega por Santos.

A ideia surgiu com Mariane Valencio, bacharel em Direito, que decidiu arrecadar agasalhos para pessoas em situação de rua. Em pouco tempo, a publicação nas redes sociais, feita com o apoio de Barbara Reais, ganhou dezenas de incentivadores.

entrega por Santos

A turma – que sai pelas ruas da cidade distribuindo roupas, kits de higiene e sorrisos – decidiu deixar as ações no mesmo formato do Entrega por SP, que já um sucesso na capital paulista.

Mensalmente, sempre no último sábado, a galera dá início a essa missão. “Não temos uma rota certa, qualquer lugar que tenha pessoas nessa situação é o nosso caminho. Mas, normalmente, vamos em direção ao centro de Santos”, explicam.

entrega por Santos

Para os moradores de rua, que normalmente são ignorados pela sociedade, a atitude significa mais que doações, são pessoas dispostas a passar algum tempo com eles. “Muita gente nem quer o kit, a maior necessidade que encontramos é a de ser ouvido”.

Como ajudar

Simpatizantes da iniciativa têm duas maneiras de fazê-la ainda maior: participando como voluntário ou ajudando com doações.

Itens de higiene bucal, sabonetes, papel higiênico, absorventes, agasalhos (principalmente masculinos), cobertores e alimentos prontos para consumo (como bolachas, por exemplo) são essenciais para a montagem do kit. As entregas podem ser feitas em uma das lojas Luxúria Modas (endereços no fim deste post).

Durante as ações, quanto mais pessoas ajudando, melhor. Dependendo da noite, o trabalho pode levar até 9 horas! Então, se você quiser participar, é só entrar em contato via Facebook.

Sobre começar um projeto pensando em seu fim, o pessoal do Entrega por Santos explica: “Ao mesmo tempo que é sensacional poder atingir tanta gente e fazer nossa parte, queríamos poder nem sequer tê-lo iniciado. A bem da verdade é que esse projeto nasceu pra acabar, e isso sim é que nós mais queremos”.

Pontos de entrega (lojas Luxúria Modas):

Loja 1: Shopping Miramar, Av. Epitácio Pessoa, 62 (loja 16), Gonzaga.
Loja 2: Galeria Ad Moreira – Av. Floriano Peixoto, 67 (loja 28), Gonzaga.
Loja 3: Rua Oswaldo Cruz, 355, Boqueirão.