Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Uma nova cadeira de rodas para o Edson Dias, santista com ELA

A história do Edson Dias saiu aqui no Juicy Santos em 2016.

Há algumas semanas, a matéria em questão voltou a ser compartilhada e nós descobrimos: o santista, portador de Esclerose Lateral Amiotrofica (ELA), precisa novamente de ajuda. A cadeira de rodas que ele usa para se locomover pela casa e, consecutivamente, interagir com a esposa e os filhos, quebrou. Sem ela, a locomoção fica impossível, ou seja, ele não consegue sair do quarto o dia inteiro.

Uma nova cadeira de rodas para o Edson Dias

Se você acompanha o Juicy há muito tempo, deve lembrar da história do Edson. Mas, se é novo por aqui, vamos a um breve resumo.

Atualmente com 59 anos, o Edson recebeu o diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrofica (ELA) em 2009. Mas a história dele começou em 2004, quando sentiu um incômodo no braço direito. A dor se intensificou e, logo em seguida, se transformou numa perda de força muscular. Após diversos exames e consultas em diferentes especialistas, uma doença degenerativa foi diagnosticada em 2007.

A confirmação de qual doença seria só saiu em 2009. Isso após mais inúmeros exames.

juicysantos.com.br - Edson Dias, santista com ELA

“Assim que recebi o diagnóstico comecei o tratamento de retardo da doença. Inicialmente, tomava uma dose de uma medicação experimental por dia. Depois, aumentou para duas, o máximo permitido”.

Apesar do tratamento, a doença continuou avançado. Por isso, em 2009, Edson foi levado para o Pronto Socorro Central e só saiu de lá 2 anos, 2 meses e 28 dias depois.

Ele voltou para casa, mas vive em internação domiciliar.

Colabore com a nova cadeira de rodas para o Edson Dias

Apesar das campanhas de divulgação, a doença que o Edson tem ainda é pouco conhecida. Em resumo, a Esclerose Lateral Amiotrofica faz o organismo perder a capacidade de transmitir impulsos nervosos. Ou seja, o paciente fica sem os movimentos.

Antes do diagnostico, Edson era eletricista. Mas precisou largar a profissão e, por isso, são os filhos e a esposa que mantém a casa e os custos da saúde do santista.

“Para que ele possa se locomover dentro de casa, precisamos de uma cadeira de rodas. Nós conseguimos uma depois da matéria do Juicy, em 2016. Mas ela quebrou, por conta do uso intenso. No momento, nosso orçamento não permite a compra de uma nova e, por isso, precisamos de ajuda. Por conta das limitações dele, a cadeira tem que ser feita sob medida”, explica a esposa, Vera Dias.

juicysantos.com.br - Edson Dias, santista com ELA

De acordo com a terapeuta, a nova cadeira de rodas para o Edson Dias deve ter as seguintes medidas:

  • Largura do quadril: 45
  • Largura do tronco: 45
  • Assento até a axila: 40
  • Base do assento até o ombro: 60
  • Profundidade da perna: 46
  • Base da coxa até o pé: 28

A cadeira custa em média R$ 2.800,00 e a família não tem condições de arcar com o valor. Se acaso você puder ajudar com uma parte da quantia ou então com a cadeira, é só entrar em contato pelo telefone (13) 3222-5513.