Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Onde fazer doações na pandemia em Santos: veja os endereços e ajude

  • 1
    Share

Mais de um ano já se passou desde que a pandemia da COVID-19 começou.

Isso significa que a gente não aguenta mais ficar em casa? Sim. Mas, muito mais urgente do que isso, que algumas famílias estão passando por uma situação bem difícil. Sem emprego e sem perspectiva, é cada vez mais difícil fechar o mês.

Se acaso todos na sua casa estão bem e você puder ajudar, esse é o momento de fazer isso. Em Santos, existem vários endereços onde é possível fazer doações. Nós listamos alguns deles para você.

Dá uma olhada e compartilhe com quem também tem condições de colaborar.

www.juicysantos.com.br - onde doar em santos na pandemia

Onde fazer doações na pandemia em Santos

1. Postos de vacinação

Sua vez de receber a vacina chegou?

Então é possível aproveitar esse momento de felicidade para ajudar quem está precisando. Já que, em Santos, todos os postos de vacinação são também endereços doação. Neles é possível ajudar com:

  • Alimentos não perecíveis;
  • Cestas básicas;
  • Produtos de limpeza e higiene.

No total, são 29 postos fixos de vacinação contra a covid recebendo doações. Os itens arrecadados são distribuídos para pessoas em vulnerabilidade social afetadas pela pandemia.

2. Jardim Botânico

Desde abril, em frente ao parque, é possível fazer doações ou retirar (de forma anônima) o que for necessário. A mesa fica disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas. É possível ajudar com alimentos ou material de higiene e limpeza.

O Jardim Botânico fica na Rua João Fraccaroli, sem número, no Bom Retiro

3. Aquário

O sistema no Aquário é basicamente o mesmo.

Em outras palavras, quem pode deixa uma doação e quem está precisando retira. São aceitos tanto alimentos não perecíveis quanto produtos de higiene pessoal e de limpeza. A ação acontece de segunda a sexta-feira, das 10h às 16 horas.

Imagem: Divulgação

4. Sesc Santos

Desde o início de maio, O Sesc Santos – assim como todas as unidades de São Paulo – participa da campanha Ação Urgente contra a Fome. Parte do programa Mesa Brasil, que existe há 26 anos, a ação busca minimizar os problemas de segurança alimentar causados pela pandemia.

Em Santos é possível doar de terça a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados das 10h às 16 horas. E não é necessário agendar horário.

Aqui na região, também é possível doar no Sesc Bertioga e no Sesc Registro. De acordo com a divulgação, os itens arrecadados são distribuídos entre 4.370 famílias, vindas de 58 instituições previamente cadastradas. Além de Santos, também a famílias de todas as cidades da região.

5. Shopping Praiamar

Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o Praiamar  está arrecadando doações que serão destinadas às famílias em situação de vulnerabilidade em Santos. Por lá é possível colaborar com:

  • Alimentos não perecíveis;
  • Produtos de higiene pessoal;
  • Roupas, sapatos e outros objetos de primeira necessidade.

juicysantos.com.br - doações na pandemia em SantosImagem: Divulgação

As doações devem ser deixadas no cantinho do bem, montado no piso térreo (perto da Kopenhagem). De acordo com a divulgação, não existe um prazo para o final da campanha. Ou seja, em qualquer momento que você estiver por perto pode deixar sua colaboração.

O Praiamar fica na Rua Alexandre Martins, 80.

6. Fundo Social de Solidariedade de Santos

Se acaso você preferir, também pode deixar suas doações direto no Fundo Social de Solidariedade. O equipamento, inclusive, recebe doações o ano inteiro. Independente da pandemia.

Fica na Av. Conselheiro Nébias, 388, Encruzilhada. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.

Como funciona a doação de sangue durante a pandemia

Já que estamos falando de solidariedade, vale lembrar que os hospitais também estão precisando de uma forcinha.

Se você é doador de sangue, mas está sem doar desde que a pandemia começou, tire um tempinho para ir ao banco de sangue. E se acaso nunca doou, esse pode ser um bom momento para começar. E pode ir tranquilo, pois é totalmente seguro (clique aqui para conferir os detalhes).