Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Doação de cabelo em Santos pra comemorar a Semana da Mulher

Enquanto você lê esta matéria, uma mulher com câncer tem que lidar com a queda do cabelo.

Há, inclusive, um grande número de casos de crianças e adolescentes passando por esse mesmo processo todos os dias.

Os estudantes da Liga Acadêmica de Mastologia do curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), em parceria com o PróMedula e a IFMSA Brazil-Unimes, querem tornar esse momento menos dolorido. Para isso, contam com a sua ajuda, mulher ou homem de cabelos longos.

Young woman donating her hair

Como parte da comemoração da semana do Dia Internacional da Mulher, essa galera criou a campanha de doação de cabelo Unimes Solidária até o Último Fio.

Nos dias 5 e 6 de março (segunda e terça-feira), das 11 às 14 horas e das 18h30 às 21 horas, você pode doar um pouco das suas madeixas para a confecção de perucas que serão direcionadas a crianças em tratamento.

Leia também
A história emocionante de uma noiva resiliente
Um vídeo pra entender o câncer de mama
O dia em que doei meu cabelo

É possível levar os fios cortados (com, no mínimo, 20 centímetros de comprimento) e amarrados com um elástico ou cortar no Campus Rosinha Viegas (Av. Conselheiro Nébias, 536, Encruzilhada), com cabeleireiros profissionais que estarão lá para realizar o corte.

Todos os cortes vão para ongs incríveis: o Instituto NeoMama e o Cabelegria.

Vai lá

Podem participar da campanha de doação de cabelo em Santos pessoas de qualquer idade, exceto aquelas que passam por quimioterapia de qualquer tipo.

E as crianças já podem ir aprendendo a importância da solidariedade.

“Aconselhamos a presença da mãe junto ao momento do corte das crianças que queiram doar, para evitar arrependimentos”, explica Adriana Rodrigues, uma das coordenadoras do PróMedula.

Nos dias do evento, também serão aceitas doações de lenços, echarpes e gorros para o inverno, acessórios que fazem uma baita diferença para quem está passando pelo tratamento de câncer.

Então, mesmo que não esteja apto ou não queira doar seus cachos, faça aquela limpa no armário pra encontrar itens que vão deixar um paciente muito feliz.