Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Animais afetados pela chuva também precisam de ajuda

  • 1
    Share

A madrugada da última terça-feira (3 de março) foi um pesadelo em Santos e região.

Mas, enquanto algumas pessoas já estão planejando aproveitar o sol (que finalmente deu as caras), tem gente que ainda não acordou desse tormento. Ajudar as vítimas é muito importante nesse momento, assim como aos animais afetados afetados pela chuva.

Sim, também tem uns bichinhos precisando de você nesse momento.

Animais afetados pela chuva precisam de ajuda

Desde terça-feira, a Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) recebe chamados para resgate de bichinhos nas áreas que sofreram com as enchentes e desabamentos. Mas, de acordo com a própria coordenadoria, o trabalho de resgate só acontece caso o animal tenha risco de vida (e se não tiverem dono).

juicysantos.com.br - Animais afetados pela chuva

Se você encontrar algum animal nessa situação, deve ligar para (13) 3203-5075 ou então para 3203-5593. Só é preciso se identificar e informar a localização exata do ferido. Segundo a coordenadora do equipamento, Leila Abreu, a situação é avaliada e, em seguida, o órgão presta o atendimento necessário. Se houver risco iminente de vida, o animal vai para o abrigo para cuidados diários.

“Os abrigos de Santos permitem a entrada de animais, então se sentirem que precisam sair de casa por segurança, levem-nos também. Apenas em caso de impossibilidade, soltem os pets. Libertem-nos, assim eles têm alguma chance de escapar”, complementa a coordenadora.

Além de acionar a Codevida para os bichinhos machucados, você também pode ajudar com a doação de ração.

As rações devem estar em pacotes fechados e não podem ser coloridas, pois este tipo pode causar diarreia e agravar a situação dos pets. É possível doar nos seguintes endereços:

Ong DVA
Rua Almirante Tamandaré, 136

Ong Patinhas que Brilham
Rua Carvalho de Mendonça, 670

Ong Viva Bicho
Rua Silva Jardim, 333

Codevida Jabaquara
Rua Francisco Manoel, sem número

Farmácia Essência da Vida
Av. Ana Costa, 114

ONG MAPAN
Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 51/53

Já para quem tem um pet em casa, mas está preocupado por ele ter ingerido água da enchente (contaminada com urina de rato): entre os dias 13 e 17, vai rolar vacinação contra leptospirose. Se você quiser garantir, vá até a unidade da Codevida no Jardim Botânico. Serão distribuídas 100 senhas por dia, a partir das 13 horas. A vacinação ocorrerá logo em seguida, às 14 horas.