Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

A história do Projeto TAMTAM

Uma história de terror com um final feliz. Esse é um resumo muito, mas muito simplista do Projeto TAMTAM.

Eles representam muito mais do que isso.

Uma das ongs mais premiadas e conhecidas da Baixada Santista e do Brasil teve sua origem na antiga Casa de Saúde Anchieta. Para falar em Português bem claro: lá funcionava um manicômio conhecido como “Casa dos Horrores”. Inaugurado nos anos 1950, ficava na Rua São Paulo, na Vila Belmiro. Os vizinhos estavam acostumados a ouvir gritos de socorro e choros dos pacientes do antigo hospital psiquiátrico particular.

Em 1989, um interno matou outro e a então prefeita Telma de Souza realizou a intervenção que fecharia a Casa de Saúde Anchieta. As condições de vida lá dentro, segundo relatos, eram degradantes, incluindo tratamentos com choque elétrico e confinamento, falta de espaço e higiene, superlotação, falta de profissionais e maus tratos.

Mas, depois da chuva, vem o arco-íris.

No mesmo ano da intervenção, nasceu o TAMTAM, cujo objetivo é promover a saúde mental, a diversidade e a prevenção de doenças, oferecer acesso à educação, arte e cultura e inclusão social.

www.juicysantos.com.br - ong tamtam de santos sp
Fotos: site TAMTAM

A equipe multidisciplinar que assumiu o hospital propôs e bancou a ideia da Rádio TAMTAM, um canal feito pelos próprios pacientes. Veiculada inicialmente dentro do próprio prédio, depois chegou às rádios AM e FM da cidade.

O arte-educador e pedagogo Renato Di Renzo revolucionou o chamado tratamento em linguagem de arte/vida, com uma proposta de integração inclusiva e diversa, através de espaços para Arte e Convivência “com o desejo e as paixões todas”.

Leia mais sobre a intervenção na Casa de Saúde Anchieta e a luta antimanicomial

ONG e escola

Em 1992, aconteceu a fundação oficial da ONG Associação Projeto TAMTAM.

No ano seguinte, o grupo criou a Escola Experimental Geração 2001, nos mesmos moldes, mas para atender crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Também em 1993, a TAMTAM se uniu ao Grupo Orgone, da bailarina Claudia Alonso, que, até então trabalhava somente com dança.

tamtam2

Di Renzo assumiu a direção do grupo, dando nova roupagem e uma linguagem única que o caracteriza até os dias atuais. Os participantes passam a fazer parte de uma formação muito mais ampliada, que incluía as atividades do próprio TAMTAM.

Desde 1996, tem sua sede no terceiro andar do Teatro Municipal (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias), no foyer que hoje tem o Café Teatro Rolidei, espaço físico de apoio às atividades culturais.

tamtam3

As ações da ONG TAMTAM incluem a inclusão social por meio de teatro, dança, música, artes plásticas e comunicação, sempre com o objetivo de proporcionar uma sociedade mais justa, mais ética, mais solidária e mais digna.

Contatos

(13) 997408-7395
(13) 997404-7959
(após as 15 horas)
e-mail: [email protected]