Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

10 lugares para fazer trabalho voluntário em Santos

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Se envolver em um trabalho voluntário está na lista de desejos de muita gente.

Mas o primeiro passo é sempre o mais difícil. Por isso, essa vontade fica em segundo plano e, quando nos damos conta, ficou para o ano seguinte.

Por isso, o Juicy Santos está aqui para te ajudar a ajudar e garantir que a missão não fique para o ano que vem.

Nós reunimos nesta matéria 10 lugares para fazer trabalho voluntário em Santos.

Todos eles estão precisando MUITO de mãos para trabalhar.

Você só precisar escolher a opção com a qual mais se identifica, arregaçar as mangas e começar a fazer a diferença.

trabalho voluntário em SantosImagem: Reprodução

1. Associação do Recanto da Sopa Fraterna João XXIII

O projeto existe desde 1984 e oferece sopa para famílias que se encontram em dificuldade e pessoas em situação de rua no bairro do Saboó. Atualmente, eles passam por um período difícil e precisam da ajuda da população santista para não encerrar as atividades.

Você só precisa doar mantimentos para o preparo das refeições.

São bem-vindos arroz, feijão, fubá, macarrão, temperos, verduras, legumes, sucos, gelatina, ervilha, grão de bico, milho, conservas, maisena, bolachas, sal, óleo e pães.

O telefone para contato é o (13) 99123-1978 (falar com Ingrid) ou você pode chamar por inbox no Facebook.

2. Casa das Anas

Nós visitamos a Casa das Anas e contamos mais sobre a atuação e a realidade em que elas vivem.

Para quem não conhece, esse é um equipamento da Prefeitura de Santos, em parceria com a ONG Vidas Recicladas. O objetivo é reinserir na sociedade mulheres que viviam em situação de rua ou de violência doméstica, com ou sem filhos.

Você pode ajudar fazendo doações de roupas e mantimentos, por exemplo, ou ajudando no funcionamento da casa.

Para se candidatar, basta se inscrever diretamente no site da ONG.

3. Casa do Paraplégico de Santos

A Casa do Paraplégico de Santos é a única entidade em todo o o Estado de São Paulo que atende deficientes físicos em estado de abandono familiar. O serviço tem mais de 50 anos e conta com a ajuda de voluntários em vários setores, principalmente para a doação de mantimentos.

Maiores informações sobre como ajudar podem se obtidas pelo telefone (13) 3236-3006.

4. Cia da Rua

A equipe do Juicy Santos participou de uma das ações da Cia da Rua, você pode conferir detalhadamente como são as quintas-feiras dos voluntários com a gente. Mas, basicamente, um grupo se reúne todas quintas-feiras para entregar sopa, água e atenção às pessoas em situação de rua em Santos.

Para que as ações sejam bem sucedidas, além dos voluntários que vão fazer as entregas, o grupo conta com a doação de mantimentos para o preparo das refeições.

A lista de ingredientes necessários em cada semana sai no Facebook, assim como os locais que estão recebendo as entregas. Também é possível se candidatar para se juntar ao grupo na distribuição nas ruas.

5. Creche Espírita Padre Bento

A associação ajuda, das formas mais diversas, famílias carentes de Santos.

São disponibilizadas vagas de creche em regime de período integral para 250 crianças. Todas as crianças recebem 4 refeições no período em que ficam na entidade. Para que isso seja possível, a diretoria conta com recursos advindos de mensalidades do quadro associativo, de um bazar permanente e de receitas oriundas de eventos, como chás e almoços, além de verbas obtidas por meio de convênios com a SEDUC/PMS e outros.

Você pode ajudar com todos os tipos de doações, trabalhando como voluntário no bazar ou participando dos eventos periódicos.

Mais informações pelos telefones (13) 3235-5316 ou (13) 3288-4092.

6. Doutores Voluntários do Riso – AAS Cidadania

O grupo trabalha com a missão de levar alegria aos hospitais da região.

Você pode colaborar com a doação de materiais necessários para o sucesso da turma – a lista tem maquiagem artística, lenço umedecido, pancake, batons, adereços para palhaços, perucas e brinquedos. Também é possível se candidatar para se um voluntário durante as visitas. Para isso, fique de olho lá no Facebook, porque eles anunciam as vagas na rede social.

Maiores informações estão disponíveis no site.

7. Instituto EcoFaxina

O Instituto Ecofaxina faz um trabalho lindo de consciência ambiental e limpeza dos manguezais da Baixada Santista. O projeto foi iniciado em 2008 e, desde então, fez mais de 90 ações, nas quais recolheu 48.525 quilos de resíduos sólidos do nosso ecossistema.

Para ser um voluntário, basta se candidatar para cada ação mensal. Todas as datas são colocadas no site do instituto. Quem vai à coleta tem transporte até o local, equipamento de proteção e orientação da equipe. E, pra completar, você sai de lá com a sensação de ter feito algo incrível.

8. Lar das Moças Cegas

Atualmente, 75 voluntários atuam no Lar das Moças Cegas, divididos pelas áreas de esportes, pedagogia, atividades extras – como músicas, dança e artesanato, no setor de eventos e no Mega Bazar da Pechincha.

Para trabalhar por lá, basta entrar em contato com o setor de Relações Institucionais e agendar uma visita monitorada pelo telefone (13) 3226-2760/ramal: 2782. As visitas para o voluntariado ocorrem todas as segundas-feiras às 16 horas, às quintas-feiras às 10 horas, e sextas-feiras às 14 horas.

Maiores informações estão disponíveis no site da instituição.

9. Lar de Amparo Vovó Walquiria

O Lar de Amparo Vovó Walquiria fica em São Vicente e sobrevive de doações e ajuda de voluntários. O Juicy Santos fez uma ação por lá no Natal, lembra?

É possível ajuda com doação de roupas, alimentos, frutas e legumes, produtos de limpeza e higiene e doando um pouco de atenção e carinho aos idosos que vivem por lá. Você pode, também, levar o café da manhã ou café da tarde em qualquer dia da semana. É só combinar com o pessoal e não furar, porque os residentes ficam esperando prontos para receber os voluntários com canções e muita alegria.

Você pode entrar em contato através do Facebook e agendar uma visita.

10. SOS Animais de Rua

O grupo existe desde 2006 e trabalha em bairros carentes de toda Baixada Santista.

Entre os serviços prestados, estão consultas veterinárias, distribuição e aplicação de medicamentos e produtos em animais.

Os voluntários podem ajudar no transporte dos animais para atendimento, oferecer trabalho gratuito em sua área de conhecimento (veterinários, marketing e direito, por exemplo) e outras atividades.

Todas as oportunidades de voluntariado são divulgadas na página do grupo no Facebook.