Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Pão santista promete conquistar o paladar do mundo em junho

Se você leu o título dessa matéria e imaginou que o pão santista que vai ganhar o mundo no 13ª Encontro Anual de Cidades Criativas da Unesco fosse o cará, está muito enganado.

A receita que representará a cidade é inédita! Trata-se de uma criação feita na cozinha do Fundo Social de Solidariedade de Santos exclusivamente para o evento.

O objetivo do projeto, que reunirá representantes de 54 países na cidade italiana de Fabriano, é conectar os povos representados pela Rede de Cidades Criativas por meio de um dos alimentos mais tradicionais das culturas de todo o mundo: o pão. 

Pão santista na Itália

Já que Santos é uma cidade criativa, nossa cultura irá para a Itália.

A receita, que ainda não tem um nome, traz uma massa escura e delicada. De acordo com quem provou, o pão santista tem sabor levemente adocicado. Resultado da mistura de malte, banana e açúcar mascavo.

juicysantos.com.br - Pão santistaImagem: Francisco Arrais

Ficou com água na boca? Pois então será necessário esperar (ou ir para à cozinha), já que quem vai provar a receita primeiramente serão os participantes do Encontro Anual de Cidades Criativas da Unesco. O evento acontece entre os dias 10 e 15 de junho.

Após a data, as receitas serão compartilhadas em uma plataforma digital e também em publicações impressas. Mas a gente não quer esperar. E, por isso, vamos compartilhar a receita com você 🙂

Como fazer o pão santista em casa

Ingredientes

  • 430g de farinha de trigo
  • 130g de farinha de banana
  • 200g de malte
  • 1 ovo médio
  • 30g de açúcar mascavo
  • 50g de margarina
  • 60g de fermento biológico fresco
  • 3g de canela em pó
  • 250ml de água
  • 6  bananas nanicas picadas (para o recheio)

Modo de preparo: 

juicysantos.com.br - pão santista

 

Antes de mais nada, misture o fermento com 1 colher de sopa de açúcar mascavo até ficar com consistência de creme. Em seguida, adicione os ovos e misture. Incorpore a margarina e a água em temperatura ambiente. Então, adicione o malte e a farinha de banana. Depois adicione água e mexa até obter uma textura cremosa. Despeje a farinha de trigo aos poucos, até atingir o ponto da massa.

Espere crescer por aproximadamente 25 minutos. Acrescente as bananas polvilhadas com canela e açúcar mascavo. Separe a massa e coloque em duas formas de bolo de 30 cm. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 10 minutos.