Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

12 influenciadores negros de Santos para seguir no Instagram

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

  • 1
    Share

Criticar racistas é importante? Sim. Aliás, mais do que isso, é crucial.

Mas, na realidade, não adianta postar tela preta quando a #BlackLivesMatter está entre os assuntos do momento e depois esquecer a causa. Também é importante impulsionar vozes pretas e apoiar o trabalho de pessoas negras. Seja na música, no escritório onde você trabalha ou então no Instagram.

E, às vezes, o feed das redes sociais é uma verdadeira Noruega, né?

Não por falta de influenciadores negros, mas sim pela comodidade de seguir quem está na bolha…

Recentemente, nós listamos 10 influenciadores negros de Santos e pedimos para a galera nos indicar mais @.

Com isso, temos uma lista de mais 12 influenciadores da região que vão deixar o seu feed mais diverso e incrível.

Mais influenciadores negros de Santos para seguir

1. Christian Malheiros

Quem é cinéfilo e fã de carteirinha da Netflix certamente conhece Christian. Afinal, o ator santista participou do premiado filme Sócrates e também de Sintonia, a série do Kondzilla. Nas redes sociais, o cara compartilha sua rotina em São Paulo, bastidores dos trabalhos e vários outros conteúdos maneiros.

juicysantos.com.br - influenciadores negros de Santos para seguir

2. Ana Bavon

Ana é advogada e fala sobre interseccionalidade, gênero e raça nas redes sociais e no mercado de trabalho. Aliás, ela atua como colunista da Forbes e já palestrou no TEDx sobre estes assuntos.

Em outras palavras: aborda temáticas absolutamente necessárias no momento em que vivemos.

3. Bete Nagô

Bete é a fotógrafa por trás da Lente Nagô. As fotos dela transpiram potência e mostram a luta e a resistência de outras pessoas negras. Vale a pena seguir tanto a página de fotografias quanto a pessoal 🙂

4. Débora Sampaio

O feed da Débora é lindo de morrer.

juicysantos.com.br - influenciadores negros de Santos para seguir

Entre outras coisas, ela compartilha dicas de viagem e de rotina com a família. Dá vontade de arrumar as malas e cair no mundo.

5. Aurélia Rios

Aurélia é mestra em ciências da saúde pela Unifesp e psicóloga social em atuação comunitária. Durante a quarentena, estão rolando várias lives incríveis no Instagram dela.

6. Day Rodrigues

Day é escritora, pesquisadora e cineasta. O Instagram dela traz muitas dicas de filmes, papos cabeça e muitas fotos lindas. Cinéfilos vão amar!

7. Priscila Ribeiro

Feminista e atriz, Priscila desenvolve um trabalho super legal no desenvolvimento de projetos de outras minas. O Insta dela é cheio de dicas de artistas da região e de ações sociais que estão rolando por aqui.

8. Transceda

O Transceda é um projeto sócio-cultural LGBTQIA+ comandado por um casal aqui de Santos, Bryan e Raphaella. O conteúdo é pautado acerca de pautas da comunidade LGBTQIA+ e é super importante.

juicysantos.com.br - influenciadores negros de Santos para seguir

9. Mamacita Fefê

Fernanda Venturini é produtora cultural e um dos nomes por trás da Joga ppk na mesa, uma das baladas mais legais de Santos (inclusive, saudades). O Instagram dela é puro girl power e uma ótima forma de você não perder o rolê quando a pandemia acabar.

10. Karen Santana

Dicas de maquiagem para pele negra? Tem com a Karen Santana – que, aliás, também trabalha como maquiadora. Os vídeos dela são super dinâmicos e têm vários estilos de maquiagem diferentes.

11. Diana Barbosa

Diana é a cabeleireira por trás das transformações do Espaço Looking, salão especializado em cabelos cacheados em Praia Grande. Além de cuidar dos cabelos de outras mulheres negras e promover a autoestima delas, a profissional também usa o Instagram do salão para compartilhar dicas de como manter os cabelos bonitos e saudáveis em casa.

12. Waléria Zinardi

Waléria também é cabeleireira e especialista em cachos. No Instagram, ela compartilha os cabelos que cuida, dá dicas de produtos e de como tratar dos cachos sem química e em casa.

O que é letramento racial

Você sabe o que é a ideia de letramento racial?

www.juicysantos.com.br - conceito de letramento racial e como ensinar as crianças

Em resumo, o pensamento da antropóloga afro-americana France Winddance Twine é uma estratégia para responder individualmente às tensões raciais, lado a lado com respostas coletivas, por meio de políticas públicas.

Para dar certo, a proposta envolve negros, brancos, amarelos, vermelhos – a humanidade, enfim.

A meta é desconstruir o racismo, a partir da reeducação. Se você quiser saber mais, tem texto no Juicy 🙂