Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Blogs dedicados à terceira idade: sim, nós temos!

Dia 24 de janeiro comemora-se oficialmente o Dia do Aposentado.

Santos, que faz aniversário dois dias depois, é considerada uma cidade velha. O título tem alguns motivos: por conta de as ruas serem planas, da grande quantidade de praças e árvores e outros atributos que as pessoas consideram ser um verdadeiro imã para a melhor idade. 

No entanto, vovós e vovôs estão a cada dia mais modernos. Dirigem até mais tarde, consomem mais do que a molecada e estão conectados. Por isso, nesse dia, o Juicy Santos (que já foi blog) questiona:

Blog dedicado à terceira idade, pode?

divertidososImagem: Reprodução

Pode sim!!!

Durante o curso Conteúdo Pra Valer, ministrado pela Flávia e Lud – aqui do Juicy Santos – nós conhecemos a prova viva disso.

Monika Dunko e seu esposo Guilherme Gargantini comandam o Divertidosos, um blog totalmente voltado ao pessoal aposentado.

“Nós vivíamos em São Paulo e viemos para Santos quando o pai do Guilherme teve um AVC”, explica Monika. “Ele ficou praticamente sem sequelas, aprendeu a jogar paciência e vivia no computador”.

Apesar das melhoras, o senhor faleceu algum tempo depois. A Monika começou a trabalhar e o esposo dividia o tempo entre um curso de informática no Sesc Santos e passear com a cachorra. Foi durante as duas atividades que ele percebeu a necessidade de um canal de conteúdo para os idosos da cidade.

divertidosos

A ideia é informar, atualizar e divertir o pessoal da última infância.

Para isso, o Divertidosos tem posts que ensinam a utilizar aplicativos, apresentam jogos, agenda da região, piadas, espaço pet e vídeos de dança, por exemplo.

“Nossa maior dificuldade foi encontrar jovens que entendessem o que queríamos para desenvolver o site. Por isso, eu mesma fui estudar HTML e PHP”.

Também off-line

Além do suporte online, o Divertidosos passou a ser um canal para a formação de novos amigos, pois o site organiza encontros e passeios esporádicos.

Desde 2015, a turma de leitores visita locais como os museus da cidade, se aventura de escuna e vai ao cinema. Tudo isso organizado pelas redes sociais.

Moda + 40

Durante o curso, a Monika comentou que pretende desenvolver pautas sobre moda.

Enquanto ela não dá início ao projeto, a Suzana Elias começou o Suzanices, que se divide entre Santos e Sampa.

www.juicysantos.com.br - blog suzanices

Sua idade não é suficiente para a aposentadoria, mas os 46 anos da autora tornam o blog com looks do dia e assuntos do universo fashion uma mosca branca.

Jornalista especializada em moda, com pós-graduação em Negócios da Moda e em Jornalismo de Moda e Estilo (cursadas na Anhembi-Morumbi), a jornalista se propõe a ser diferente na linguagem e no conteúdo, priorizando informações que nem sempre são passadas ao público e marcas e designers que não costumam a aparecer na grande mídia mesmo desenvolvendo ideias incríveis.

O lançamento oficial do canal será neste sábado (28 de janeiro), em um bate-papo descontraído com Suzana e as blogueiras Sarah Campos e Caroline Trevisan, no Bazar Cafofo.