Ludmilla Rossi
Texto porLudmilla Rossi
37 anos - Santos

O que quem não tem a mínima ideia sobre Santos fala

Todo santista vira os olhos quando alguém faz comentários sem noção sobre Santos. E vamos combinar: tem muita gente que faz isso, inclusive os próprios santistas.

Não seja essa pessoa e nem deixem os desavisados falando besteira por aí. Nós listamos algumas frases que ouvimos (e ás vezes ficamos sem reação).

Os absurdos que falam sobre Santos

“Os canais exalam mau cheiro, né?”

Essa é uma lenda urbana que nunca colou bem aqui em Santos. No início do século e bem antes da construção dos canais, Santos era definida como “uma cidade terrível, que arfa de calor como uma caldeira, pestilenta e doentia”. Quem disse isso foi o cônsul do Reino Unido, Richard Burroughs, no início do século passado. Mas lembrando que isso acontecia antes dos saneamento básico de Santos existir e hoje não é possível sentir cheiros fortes vindos dos canais. O cheiro que vem do Porto é outra história.

“Meu tio tem um apartamento em Praia Grande”

Sempre que alguém fala isso pode ter certeza que a pessoa está achando que a “praia grande” é uma praia de Santos. Gente, aqui não é Los Angeles para ter Long Beach. Praia Grande é uma cidade muito boa, completamente independente de Santos e não merece ser reduzida a apenas uma praia pelos desavisados.

Santos por Marcelo SonoharaSantos por Marcelo Sonohara

“Areia da praia é escura por causa da sujeira”

É importante entender que a areia de Santos não é necessariamente suja – e talvez não seja tão escura quanto você pensa. Ela é na realidade muito fina o que naturalmente deixa a umidade mais presa nela. Quando a areia está seca ela vai naturalmente parecer mais clara. O outro detalhe é que a areia de Santos também é composta por metais naturais pesados, entre eles a MICA. Sim, o mesmo material é encontrado na maquiagem mineral que galera usa na cara.

“Os canais são sujos com rios poluídos, como o Rio Tietê”

Que absurso! Os canais de Santos estão longe de ter o nível de contaminação de rios como o Tietê, até porque não temos indústrias colocando dejetos como esgoto e resíduos industriais. Óbvio que vira e mexe aparecem tipos de lixo bizarros nos canais, mas são coisas de ~serumaninhos~ mal educados ou do próprio problema de habitação que a cidade vive.

Aliás, você sabia que Santos tem uma das maiores regiões de palafitas do mundo? Como as moradias não tem saneamento, o lixo vai parar no mar e às vezes nos canais. Mas no geral a água do canal é limpa: é só olhar que você verá peixes e organismos vivos ali – que não viveriam de jeito nenhum em águas como as do Tietê.

“As praias são sujas por causa do Porto (ou dos turistas)”

Quando você vê lixo na praia, acredite: ele raramente vem dos navios e nem dos turistas. Quando você acha um pote de margarina velho ou uma sacolinha do Peralta (hahaha) na praia, ela é fruto do lixo doméstico. Em resumo, como falamos no tópico anterior, essa poluição é fruto de um problema de habitação. Então antes de culpar os navios, é importante pensar que esse lixo vem da falta de condição de moradia digna para todo mundo – tão falada desigualdade social. Lembre-se que educação ambiental só vai ser efetiva quando o problema de moradia for sanado.

“Só tem velho em Santos”

Por ser o eldorado dos aposentados, Santos ganhou essa fama. Mas a realidade não é bem assim. Santos tem uma pirâmide etária meio estranha porque a faixa etária mais economicamente ativa vai trabalhar em outras regiões, incluindo São Paulo. Ou seja, aqui ficam os extremos – ou os muito jovens ou quem já conseguiu “sossegar” na vida, com menos presença proporcional de quem tem entre 20 e 49 anos.

E esse cenário vem mudando bastante visto que a população que está no ápice da vida profissional vem desenvolvendo novos modelos de trabalho ou mesmo buscando um padrão de vida menos sofisticado para poder ficar perto da família aqui em Santos. Santos tem muitos idosos sim, mas não merece a fama de “cidade de aposentado”.

Para ter uma ideia da pirâmide etária de Santos comparada com a de São Paulo, dá só uma olhada nos gráficos do censo de 2010:

Pirâmide etária de Santos comparada com São PauloAgora é a sua vez de contar os absurdos que você ouviu.

Compartilha conosco aí nos comentários para a gente atualizar esse post.