Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos
TAGs

Começou a flexibilização do uso de guarda-sóis e cadeiras em Guarujá

Saudades de ir à praia né, minha filha?

Se acaso você respondeu que sim e não aguenta mais ficar em casa nos dias de sol, apesar da pandemia, talvez uma saída seja curtir o sol em Guarujá. É que a partir de hoje, 18 de dezembro, as praias da cidade voltam a ter cadeiras e guarda-sóis na faixa de areia. 

Flexibilização do uso de guarda-sóis e cadeiras em Guarujá

Em resumo, a partir de agora ambos os equipamentos poderão voltar a colorir as praias da cidade. Eles podem ser disponibilizados por: 

  • Ambulantes;
  • Quiosques;
  • Hotéis;
  • Pousadas;
  • Condomínios;
  • Similares.

juicysantos.com.br - uso de guarda-sóis e cadeiras em GuarujáImagem: Reprodução/Unsplash/Luiz Fellipe

A permissão consta no decreto municipal nº. 14.039  publicado nesta sexta-feira – onde também é possível encontrar todas as regras sobre a flexibilização do uso de guarda-sóis e cadeiras em Guarujá.

Em resumo, ambulantes e quiosques podem disponibilizar até 10 cadeiras. Já hotéis, pousadas e condomínios podem oferecer um guarda-sol e duas cadeiras para cada quarto. Deste modo, a Prefeitura espera evitar aglomerações. 

A reserva de espaço, ou seja, montar os equipamentos sem que haja clientes, é proibida.  

Números da covid-19 em Guarujá

Bateu a curiosidade de saber qual a situação da pandemia em Guarujá?

Atualmente a cidade tem 10.886 casos de coronavírus confirmados. Destes, 1.793 permanecem em isolamento domiciliar e 40 estão internados internados. Em outras palavras, cerca de 44% da capacidade dos leitos está comprometida no momento. Já foram registrados 492 óbitos por covid-19 e  8.561 pacientes estão totalmente curados. 

De acordo com o prefeito, Válter Suman, a decisão foi tomada com base na dinâmica da pandemia nas últimas duas semanas (em especial os índices de internação). Mas, se acaso houver um novo aumento destes indicies, um novo retrocesso pode ser feito.  

Em Santos os guarda-sóis e cadeiras ainda não são permitidos e não há nenhum indicativo de quando isso mudará.