Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Os tubarões-gato do Aquário de Santos nasceram e são muito fofos

No último mês de novembro, nós ficamos encantadas pelos ovinhos de tubarões-gato no Aquário de Santos. Agora, chegou o momento de conhecer os pequenos santistas e, mais uma vez, fazer um coral de “iti malia!”.

Os novos moradores nasceram no último final de semana. E, óbvio, são uma fofura só!

Filhotes de tubarões-gato do Aquário de Santos

No total, quatro tubarõezinhos que estavam nos ovos do tanque-berçário já chegaram ao mundo. De acordo com a divulgação, todos têm nove centímetros, pesam sete gramas e estão ótimos de saúde.

juicysantos.com.br - tubarões-gato do Aquário de SantosImagem: Alex Ribeiro

O restante deve nascer muito em breve.

Essa é a primeira vez que essa espécie se reproduz no Aquário de Santos. Ou seja, eles se sentem em seu habitat natural. Antes dos tubarões-gato do Aquário de Santos, uma experiência de reprodução bem-sucedida aconteceu com os pinguins – a Fraldinha foi o primeiro caso de pinguim nascido em cativeiro no Brasil.

Nesse momento, segundo o coordenador do Aquário Alex Ribeiro, a equipe está iniciando o processo de alimentação dos recém-nascidos. Em cerca de 20 dias, se tudo correr dentro do planejado, todos já estarão em exibição.

“Entre outros, oferecemos pedacinhos de camarões e peixes”, explica o biólogo, que ajudou a induzir o nascimento de um dos filhotes.

“Os ovos possuem um alimento, como uma gema. Quando percebemos que ele havia terminado, induzimos, com sucesso, o nascimento. É um procedimento já registrado na literatura científica”, finaliza.

Sobre a espécie

Em resumo, os tubarões-gato vêm do Sudeste Asiático e alcançam cerca de 70 centímetros quando adultos. A espécie recebe esse nome porque é um animal de hábitos noturnos, assim como os felinos, e tem uma membrana que protege os olhos.

O Aquário de Santos recebeu o casal de tubarões-gato em agosto do ano passado. Graças à boa adaptação, iniciaram a cópula e, em seguida, colocaram os ovos.

Como vivem os pinguins do aquário

Por falar no Aquário, nós estivemos recentemente por lá para descobrir como os pinguins vivem e por que eles não são soltos na natureza. Quer saber mais? Então clique no link!