Texto porFlávia Saad
40 anos - Santos (SP)

TREZE: conheça a bike caiçara da Giro Bikes

Uma bicicleta 100% inspirada no nosso estilo de vida, na nossa geografia e na paixão de uma cidade inteira pelo pedal. Esse é o conceito por trás da TREZE, um modelo de bike made in Santos, concebida pela Giro Bikes.

E o que ela tem de tão diferente?

A TREZE está na categoria das bikes “caiçaras”. São aquelas que aguentam o tranco em cidades litorâneas. Elas resistem à maresia e são perfeitas pra se deslocar tanto pro trabalho quanto pra praia no fim de semana. Também precisam de um carinho maior na manutenção por causa disso. E, sim, são feitas para durar muito. Por isso, elas foram o ponto de partida para a TREZE.

www.juicysantos.com.br - giro bikes bike treze 100% caiçara

“Montamos um produto que gostaríamos de consumir. Durável, com ótimas peças e pensando no cotidiano e na mobilidade em Santos”, explica Giovanna Zanchetta, da Giro Bikes.

Liberdade em duas rodas

A pandemia levou mais ciclistas para as ruas. Os motivos são os mais diferentes possíveis: desde a liberdade de locomoção até praticar um esporte ao ar livre. E essa busca pela autonomia pautou a equipe da Giro Bikes na criação da TREZE.

“É uma forma também de fazermos uma crítica ao mercado de ciclismo, pois hoje se vendem bikes com pouca durabilidade. O que gera uma frustração no cliente, que compra uma bike cara, que quebra rápido e não atende às suas necessidades”, conta Gi. 

www.juicysantos.com.br - giro bikes bike treze 100% caiçara

E a ideia conversa muito com o conceito da própria Giro, que quer transformar vidas por meio da mobilidade com bicicletas. Para a equipe da Giro Bikes, mesmo Santos tendo uma das maiores redes de ciclovias do estado de SP, ainda não é suficiente. Falta manutenção e expansão para atingir mais áreas da cidade. A segurança é outro problema.

Além disso, todo mundo que pedala por aqui sofre com os poucos bicicletários públicos e privados existentes.

Nascida no interior de SP, Giovanna diz que o pedal a ajudou a se apropriar da cidade quando veio fazer faculdade em Santos. Explorando a cidade sob duas rodas, ela não só encontrou novas experiências como uma nova profissão. Em 2020, começou a trabalhar como mecânica de bikes e, em 2021, abriu as portas da Giro Bikes. Hoje, conta com mais um sócio e colaboradores na oficina.

Como nasce a TREZE da Giro Bikes?

O processo criativo da bicicleta rolou muito rapidamente. Apesar de meses elaborando a ideia, o primeiro exemplar saiu do papel em uma semana.

www.juicysantos.com.br - giro bikes bike treze 100% caiçara

Em praticamente 1 dia, a Giro Bikes monta uma TREZE. Tecnicamente, ela é super leve e feita quase que totalmente de alumínio. Freios, pneus e selim da TREZE vêm de marcas renomadas para dar conforto e durabilidade. Ou seja, perfeita para um pedal urbano de todo dia.

O nome, claro, faz referência a um resgate do orgulho de ser de Santos.

Quem compra uma TREZE paga R$ 1.313,00 e ganha 1 banho na magrela e 5% de desconto nos acessórios para complementar sua bike.

www.juicysantos.com.br - giro bikes bike treze 100% caiçara

Curtiu? Siga a Giro Bikes no Instagram.

Queremos ver a ciclovia de Santos toda colorida pela TREZE!