Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Todo mundo agora pode acessar dados sobre Santos pela internet

  • 108
    Shares

De acordo com dados disponíveis no Portal de Dados Abertos de Santos, em 2010 mais de 300 alunos da rede pública deixaram de frequentar a escola na cidade. Em 2016, a evasão escolar foi zerada. Em outras palavras, todos as crianças e jovens matriculados passaram a frequentar as aulas normalmente.

Mas essa matéria não é para falar sobre a frequência escolar. E sim sobre como conseguir dados como esse.

Você também pode pesquisar sobre as atividades esportivas na cidade, o número de turistas que visitam cada ponto mensalmente ou mesmo valores gastos em cada secretaria do município.

www.juicysantos.com.br - santos

Em nome da transparência

Se antes era necessário esperar pela divulgação oficial de informações no Diário Oficial, por exemplo, agora os munícipes têm tudo a apenas um clique de distância. Como? Bom, acontece que, desde a última semana, temos à disposição o Portal de Dados Abertos de Santos. Em resumo, estamos falando de um site em que qualquer pessoa consegue acessar índices variados da cidade. Também é possível cruzar informações a partir das suas necessidades.

Tudo sobre o Portal de Dados Abertos de Santos

Atualmente, dá pra encontrar mais de 600 dados sobre os programas Cidade Sustentável e Cidade Aberta no site.

www.juicysantos.com.br - portal de dados abertos em santos

+ Ouvidoria de Santos: como usar e melhorar a cidade?

“Qualquer pessoa pode acessar o portal e cruzar informações, criando seus próprios indicativos, em qualquer eixo que precise, como Saúde, Educação ou Meio Ambiente, por exemplo”, explica o ouvidor municipal, Rivaldo Santos.

Isso é bom não só do ponto de vista de saber mais sobre a cidade onde nós moramos, mas também para a utilização em trabalhos acadêmicos, pesquisas e outros levantamentos.

Na ferramenta, o usuário pode buscar por secretarias, autarquias, a partir das 17 bandeiras dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e também pelos Eixos Municipais. De acordo com a Prefeitura de Santos, o número de dados deve aumentar gradativamente. Pois a ferramenta será alimentada e atualizada constantemente.

O que são dados abertos

Segundo a definição da Open Knowledge International, dados são abertos quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura.

Isso significa que informações antes “privadas” passam a ser publicadas em formato aberto e sob uma licença aberta.