Texto porFlávia Saad
40 anos - Santos (SP)

Temporada de cruzeiros 2014/2015 começa neste domingo (9/11)

Domingo começa o vai e vêm dos navios de cruzeiros em Santos.

A temporada de cruzeiros 2014/2015 tem início no Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini – Concais, com a chegada do Empress, da Pullmantur.

www.juicysantos.com.br - navio no porto de santos sp

Até o dia 27 de abril, mais de 800 mil passageiros são esperados entre embarque, desembarque e trânsito no Porto de Santos.

Serão 17 embarcações passando por aqui em 101 dias de operação – sendo que 9 farão escalas regulares e 8 passam pelo cais santista em trânsito, ou seja, sem embarque ou desembarque de passageiros. No total, serão 195 escalas em 101 dias de operação.

Minicruzeiros em Santos

Com a retomada dos minicruzeiros (roteiros com duração entre 3 e 4 dias), houve um aumento de 20% no número de escalas em relação à temporada 2013/2014.

Os dias de maior movimentação serão entre 6 e 20 de dezembro, quando nada menos do que 5 transatlânticos atracam simultaneamente.

Se você fica por aqui, prepare a câmera e vá para os píeres da Ponta da Praia. Sempre dá fotos incríveis!

www.juicysantos.com.br - navios partindo de santos

Dicas para turistas de navios

Para os turistas que virão a Santos embarcar, uma dica importante: não é necessário chegar antes das 10h30 no Terminal.

O período da manhã é destinado ao desembarque. Os passageiros não devem chegar ao terminal com muitas horas de antecedência – o que resulta na espera interminável que todo mundo reclama todo ano… Se você pretende chegar cedo, que tal fazer um passeio em Santos e conhecer a cidade?

Veja a seção Turismo em Santos

Nos dias 6 e 20 de dezembro, o Terminal receberá os passageiros de embarque somente a partir das 11h30. Até este horário, o Terminal estará em operação de desembarque de passageiros de cinco navios. Os check ins e embarques serão feitos somente à tarde, então o horário ideal para chegar ao terminal é após às 11h30

As empresas regulamentadas de ônibus que fazem os traslados dos passageiros ao Concais, e também os que fazem a viagem de volta ao destino, devem se cadastrar para ter acesso ao pátio do terminal.

Para um embarque mais ágil, os passageiros devem se certificar que todas as bagagens sejam previamente etiquetadas. Essas orientações constam nos vouchers emitidos pelos armadores e devem ser rigorosamente obedecidas.

Também é importante destacar que não é permitido o embarque de passageiros portando materiais pontiagudos ou com lâminas maiores do que sete centímetros, bem como materiais que emitam calor ou produzam chamas (como ferros de passar, fogões elétricos, velas, secadores de cabelo e similares).

Em caso de dúvidas sobre a documentação necessária para embarque em cruzeiros nacionais e internacionais, consulte os agentes de viagem. Nas viagens para Argentina e Uruguai é necessária a apresentação de passaporte válido ou RG com data de expedição com menos de dez anos. A exigência vale inclusive para crianças de colo, que devem estar com RG ou passaporte.

Em viagens nacionais e internacionais, crianças desacompanhadas por pai ou mãe devem portar a autorização de viagem por escrita e com firma reconhecida. No caso de pai/mãe viúvos, com filhos menores de idade, é necessário a comprovação do óbito.

No site do Concais, há um guia com informações de documentação para cruzeiristas: http://www.concais.com//docs/guia_cruzeirista.pdf .

Para evitar contratempos, os passageiros devem sempre procurar no Concais os serviços regulamentados de transporte (taxis, vans e ônibus), estacionamento e câmbio. No Terminal não é permitida a prática de gorjetas aos funcionários.

Onde estacionar no Porto de Santos?

Para os que optam vir a Santos com veículo próprio, o Concais dispõe de estacionamento, que é o único reconhecido pela Autoridade Portuária do Porto Organizado de Santos.

Leia o post Estacionamentos para cruzeiros no Porto de Santos

O passageiro entra diretamente no terminal de bagagens, com despacho imediato das malas e segue para os procedimentos de check in. Na volta da viagem, o veículo é disponibilizado próximo ao local de desembarque. O estacionamento oferece serviço de recepção e entrega de veículos, seguro contra incêndio e roubo. Para os turistas que desejam fazer a reserva, ou até mesmo uma simulação dos valores, de acordo com o período da viagem, o site do terminal conta com um sistema próprio para isso: http://www.concais.com/reserva-de-vagas.asp.

O Concais fica na Avenida Cândido Gaffreé, s/n.º – Armazém 25 Interno do Porto de Santos, São Paulo, Brasil. Telefone: (13) 3226-5600.