Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Sinal de 5G em Santos: tecnologia chega aqui nas próximas semanas

  • 1
    Share

Como está a sua conexão de dados móveis?

Se a resposta não for muito positiva, nós temos uma notícia para te dar: nas próximas semanas, chega o sinal de 5G em Santos. A cidade é uma das primeiras do país a receber a conexão, que será liberada celula partir do mês de dezembro.

Tudo sobre o 5G em Santos

Após liberar a quinta geração de redes móveis em São Paulo e no Rio de Janeiro, a Claro anunciou que mais 12 cidades vão receber a tecnologia ainda em 2020.

E Santos está na lista. Além da cidade, o estado de São Paulo também receberá o sinal em:

  • Campinas;
  • Santos André;
  • São Bernardo do Campo;
  • São Caetano do Sul.

juicysantos.com.br - 5g em santosImagem: Reprodução/Unsplash

Também recebem o sinal municípios de outros estados brasileiros como, por exemplo, o Pará e o Distrito Federal.

Como funciona o 5G

Para quem não sabe, o 5G em sua máxima potência ainda não está disponível no Brasil. Pois o leilão da Anatel, que aconteceria em 2020, foi adiado por conta da pandemia.

Sendo assim, quando você conectar o seu celular no 5G em Santos, terá acesso à internet bem mais rápido. Mas essa ainda não é a potência total. A conexão, disponibilizada nas próximas semanas, acontece graças a uma tecnologia conhecida como compartilhamento dinâmico de espectro (DSS). Em resumo, o 5G vai usar as mesmas frequências já disponíveis para uso para o 4G.

Apesar disso, a promessa é de uma internet mais veloz.

De acordo com a divulgação da Claro, o 5G em Santos deve alcançar até 400 Mbps. Isso significa uma velocidade até 12x maior do que a do 4G que temos no momento. E, para melhorar, não há nenhum custo adicional – você só precisa de um celular compatível e um plano da operadora.

Só a Claro tem 5G em Santos?

Se você não é cliente da operadora, provavelmente está fazendo esse questionamento.

Ela não é a única que está trabalhando com o 5G DSS no Brasil. A Vivo também adotou essa solução. Até o momento, apenas oito cidades brasileiras têm acesso à conexão, Santos não é uma delas. Já a TIM ainda não tem 5G e está usando o DSS apenas para a banda larga fixa.  As outras operadoras ainda não utilizam DSS nem no fixo nem no móvel.