Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

Santos vai ganhar seus 3 primeiros parklets

Em abril de 2017, falamos dos parklets aqui no Juicy Santos como uma intervenção urbanística possível nas ruas de Santos. A matéria teve origem em uma lei de dezembro do ano anterior, que regulamentou as construções na cidade.

“Os parklets são pequenos oásis na paisagem urbana. Um local agradável onde é possível descansar, ler um livro, cultivar plantas e hortaliças ou até mesmo levar um bom bate-papo com os amigos”, explicou o paisagista Anderson Rodrigues.

Uma definição muito legal que vimos por aí ao pesquisar os parklets para esta matéria: “os parklets dão a qualquer rua um parque”. 

Agora, eles vão virar realidade por aqui: a Prefeitura Municipal divulgou neste início de janeiro de 2018 os dois locais que receberão os primeiros parklets de Santos.

www.juicysantos.com.br - parklet no gonzaga em santos sp temakiland

Eles ficarão nos bairros do Gonzaga e do Boqueirão e tiveram projetos apresentados pelos seguintes estabelecimentos comerciais:

– Realejo Livros (Rua Marechal Deodoro)
– Temakiland (Rua Marechal Deodoro)
– Tapas Bar (Rua Azevedo Sodré)

Os 3 já receberam aprovação da comissão que cuida dos parklets em Santos e terão 30 dias para concluir a instalação, prorrogável por mais 15 dias.

www.juicysantos.com.br - parklets em santos sp

O que são parklets

A ideia surgiu nos EUA, mais especificamente em San Francisco, e já faz sucesso em São Paulo e outras capitais brasileiras como uma maneira de reforçar a função social da cidade e das ruas como espaço de convivência.

O mobiliário urbano de caráter temporário serve para expandir o passeio público.

www.juicysantos.com.br - parklet no brasil Parklet em João Pessoa (PB)

O parklet pode ser instalado desde que autorizado pela Prefeitura de acordo com o decreto correspondente. Antes de apresentar o projeto, o interessado deve fazer consulta pelo e-mail [email protected]. De acordo com a coordenadora da Comissão Municipal de Parklets, Veridiana Nobre Lopes Teixeira, esse passo serve “para confirmar se no local realmente pode ser instalado o equipamento, se a via comporta, e se não há restrições em relação a vagas de estacionamento”.

www.juicysantos.com.br - parklet bar tapas em santosProjeto do parklet do Tapas

O objetivo é que o requerente não gaste tempo e dinheiro com um projeto executivo que não poderá ser realizado em local inadequado.

Regras de parklets em Santos

Quem propõe um parklet para seu estabelecimento ou bairro se responsabiliza pelo projeto, confecção, instalação e manutenção (inclusive a limpeza!). Eles não podem estar nas avenidas da orla ou sobre as calhas dos canais.

O mobiliário deve atender às normas de acessibilidade e manter as condições de drenagem da via.

Uma vez autorizados e instalados, os parklets santistas devem ficar disponíveis para utilização 24 horas por dia, todos os dias da semana. É proibido o uso exclusivo do espaço pelo permissionário ou outros interessados. A permissão vale por um ano, podendo ser prorrogada por igual período até cinco anos.

www.juicysantos.com.br - parklet estados unidosParklet em Berkley (Califórnia, EUA)

Em breve, uma cartilha com as regras e boas práticas para implementação e manutenção dos parklets será publicada para facilitar o acesso às informações por quem estiver interessado em instalar um desses equipamentos.