Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Vá votar! Santos tem abstenção acima da média nacional

  • 1
    Share

Por conta da pandemia, em 2020, especialistas acreditam que o Brasil terá a maior taxa de abstenção eleitoral da história. Em Santos, isso é ainda mais preocupante. O motivo? É que, por aqui, a galera parece ser politizada, mas foge das urnas.

Sim, é verdade. 

Nas eleições, Santos tem abstenção acima da média nacional

Nas duas últimas eleições, 2016 e 2018, por exemplo, um em cada quatro santistas que têm título de eleitor decidiu não votar.

São 23,5% dos eleitores santistas longe das urnas, contra 20,1% no Brasil. Em resumo, essa galera simplesmente não foi à zona eleitoral. Ou então apertou branco ou nulo na hora de escolher seus candidatos.

juicysantos.com.br - Santos tem abstenção acima da média nacional

No total, isso significa que, nas eleições anteriores a 2020, mais de 80 mil pessoas abriram mão desse processo democrático tão importante. E já que Santos é uma cidade com alto índice de pessoas no grupo de risco da COVID-19, o medo é que esse número seja ainda maior neste ano.

“Eu não votei na eleição anterior, pois não me identifiquei com nenhum candidato. Esse ano, acho que não vou novamente… Nem sei quais são as possibilidades”, comenta a santista Eleonor Rocha.

De acordo com ela, além de estar por fora de quem são os candidatos à prefeitura e câmara de Santos, existe uma questão em sua cabeça:

É seguro votar durante a pandemia?

O Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) tem respondido essa pergunta em campanhas na TV e na rádio. Inclusive, Átila Iamarino e Dráuzio Varella participam delas.

Sim, todos os protocolos de segurança serão seguidos na hora de ir às urnas.

Para começar, esse ano, as eleições terão 1 hora a mais de duração. O horário das eleições 2020 será das 7 às 17 horas.

E, nas três primeiras horas, ou seja, das 7 às 10 horas, pessoas idosas terão prioridade. Além disso, eles informam que o chão dos locais de votação ganharão demarcação com a distância mínima entre os eleitores. E o uso de máscara será, obviamente, obrigatório – sendo possível que os mesários solicitem a retirada para confirmar a identidade dos eleitores.

Quem estiver com febre, tosse ou qualquer outro sintoma do coronavírus não deve ir votar. E pode ficar tranquilo, pois será possível justificar posteriormente. Quem foi diagnosticado nos últimos 15 dias também precisa ficar em casa.

As orientações do TSE têm outras informações e você pode conferir todas aqui.

Se você ainda não sabe quem são os candidatos em Santos ou em qualquer outra cidade, é possível checar no TSE – onde também dá para pesquisar o histórico de cada um deles.