Texto porLudmilla Rossi
40 anos - Santos
TAGs

Santos lança iniciativas de apoio a empreendedores criativos no Dia Mundial da Criatividade 2022

O pontapé inicial de duas iniciativas de apoio a pequenos empreendedores criativos foi dado nesta quarta-feira (20), no festival colaborativo World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), que terá eventos simultâneos em 100 cidades brasileiras e em outras 30 cidades do mundo e, em Santos, será concentrado no Juicyhub, hub de inovação social, economia criativa e empreendedorismo.

O projeto Feito em Santos, da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), da Prefeitura, lançará seu market place, o Vitrine Feito em Santos.

A plataforma funcionará como um balcão on-line expondo, gratuitamente, os produtos e serviços ligados à economia criativa criados por empreendedores e artistas de Santos.

Junto com os produtos de artesanato, artes visuais, design, gastronomia e moda expostos, os internautas encontrarão o perfil e o contato de empreendedores para que possam adquiri-los.

Qualquer empreendedor pode participar. Basta se cadastrar no Vitrine Feito em Santos e aguardar a análise da equipe do Escritório de Inovação Econômica, da Seectur.

A iniciativa é uma ampliação do trabalho de divulgação de artistas locais que o projeto Feito em Santos já realiza no instagram (@feito.emsantos), o qual atualmente conta com 800 cadastrados e 11 mil seguidores.

Empreendedora Criativa - Feito em Santos

Aceleração de empreendedores criativos

Também será lançado no World Creativity Day o Programa de aceleração de empreendedores criativos, iniciativa do Feito em Santos em parceria com o Sebrae que vai qualificar em gestão de negócios 25 pequenos empreendedores de Santos dos ramos de artesanato e moda.

Com inscrições gratuitas por este link, a partir desta quarta, o programa vai capacitar os participantes escolhidos para que planejem e produzam uma coleção para o mercado consumidor.

Para participar, o empreendedor deve ter mais de 18 anos, ter cadastro na comunidade do Feito em Santos e atuar com desenvolvimento e produção de artesanato em madeira, metal, tecido, plástico, vidro e demais materiais que não sejam perecíveis (alimentos e bebidas), bem como de joias, semi joias, bijuterias, bio-joias, moda em geral, calçados ou acessórios.

O programa terá atividades de mentoria coletivas e individuais, com conteúdos abordando temas como comportamento, modelo de negócio, marketing e vendas, operação, finanças, planejamento estratégico e inovação.

Como participar da aceleração

Após o período de inscrições, que vai até 15 de maio de 2022, os interessados passarão por uma oficina gratuita do Sebrae, conhecida como Pitch (prevista para 21 de maio), que tem como objetivo orientar deverão se preparar para apresentar seu produto e negócio para a Banca Examinadora do Programa de Aceleração de Empreendedores Criativos, etapa final do processo de seleção prevista para 25 e 26 de maio, no Parque Tecnológico de Santos.

Esta avaliação levará em conta os critérios de originalidade, sustentabilidade, capacidade de produção mensal e comportamento empreendedor.

Os 25 escolhidos realizarão as atividades coletivas e individuais (presenciais e remotas) do programa em 13 de junho a 13 de dezembro de 2022.