Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Saiba como receber uma composteira em Santos

Você sabia que dá para receber uma composteira em Santos?

Isso vale para grupos como ONGs, escolas, clubes, condomínios, associações de bairro ou outras instituições com trabalhos socioeducacionais. Ficou interessado? Então se liga nessa matéria do Juicy. Após a leitura, você vai entender como receber a sua.

Receber uma composteira em Santos é bem simples

Em resumo, os interessados em ter uma composteira em Santos precisam preencher esse formulário online. Após o cadastro, todos farão parte de um banco de dados da Secretaria de Maio Ambiente (Semam). É com base nesse banco que futuras entregas de composteiras-minhocário serão feitas.

juicysantos.com.br - receber uma composteira em Santos

Aliás, o cadastro é uma espécie pré-reserva. Entre os critérios de seleção, estão também a análise das propostas de trabalhos e a ordem de inscrição.

Após a entrega das composteiras em Santos, quem as recebe deve enviar um relatório mensal demonstrando que está difundindo os conceitos da compostagem. Se essa exigência não for cumprida ou houver desistência, é necessário devolver o equipamento. Em seguida, ele será destinado a outro integrante do cadastro-reserva.

O que são composteiras

Você não está habituado a expressão compostagem e não sabe exatamente o que isso significa? Em resumo, as composteiras ou minhocários são equipamentos que transformam os resíduos orgânicos (restos de comida) em adubo. Ou seja, ajudam a diminuir o volume de resíduos que são “jogados fora”.

juicysantos.com.br - receber uma composteira em Santos

De acordo com pesquisas, nos dias de hoje cerca de 60% dos descartes dos santistas é composto por resíduos úmidos (orgânicos). Ou seja, com o uso de composteiras, dá para diminuir o volume de lixo que a gente produz e, de quebra, ter adubo para jardins lindinhos pela cidade.

Em 2018 a Prefeitura de Santos instalou 17 composteiras em escolas públicas, como parte do Programa Composta Santos. Além disso, a cidade também terá, em breve, um pátio de compostagem, onde os resíduos orgânicos das feiras livres vão virar adubo orgânico.