Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Quanto gastar com o presente de casamento: saiba como calcular

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Você recebeu o convite de casamento e, junto a ele, dois anexos: o primeiro tem a loja onde está a lista de presentes e o segundo é a data do chá bar. Instantaneamente nasce uma a dúvida sobre quanto gastar com o presente de casamento.

É normal, você não precisa se envergonhar disso. E o mais importante é que aqui está a resposta!

Quanto gastar com o presente de casamento

Primeiramente, esqueça essa história de que dar o presente mais barato é vergonhoso. De acordo com profissionais da área de casamento, o presente é uma forma de mostrar afeto ao casal. E afeto não está atrelado a valor financeiro. Nesse sentido, as listas feitas pelos noivos funcionam como um guia para ajudar os convidados na hora da escolha.

juicysantos.com.br - quanto gastar com o presente de casamento

Eles dizem o que precisam na casa nova. Você tem como saber o que já ganharam de outros convidados.

Em outras palavras: a lista de presentes é um facilitador e tudo o que está ali é desejado pelos noivos. Você deve escolher o seu presente tendo em mente qual é o seu orçamento no momento e também qual é a sua proximidade com os noivos. Ai é só escolher e fazer a compra.

Se acaso você demorar a lista só tiver geladeira, ar condicionado e fogão não é uma desfeita não comprar um presente por fora. Com base no que foi pedido, você pode escolher algo que os noivos vão precisar e mandar entregar antes ou depois da festa.

Ainda assim, se você quiser saber um valor médio dos presentes. O site casar.com, que organiza listas de presente, calcula que a média é de R$ 270. Sendo que os presentes dos padrinhos e familiares próximos (que tendem a dar presentes mais caros) está dentro do cálculo.

Valor do presente dos padrinhos de casamento  

Você pesquisou sobre quanto gastar com o presente de casamento porque é padrinho ou madrinha da festa? Então é provável que esteja assustado com o que foi dito anteriormente – que padrinhos tendem a dar presentes mais caros.

Mas calma, isso não é uma regra. Em resumo, a regra é: você deve dar um presente que cabe no seu bolso e na relação que você tem com os noivos. Por isso é natural que os padrinhos caprichem, já que têm uma proximidade com o casal. No entanto não é para se endividar. Até porque já vão rolar gastos com roupa, sapatos e salão de beleza, por exemplo.

Se o seu orçamento estiver curto, é só partir para um presente com valor emocional. Ou então ser realista, afinal vocês são amigos né?