Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Qual é a árvore símbolo de Santos?

A orla de Santos é o maior símbolo da cidade – sem sombra de dúvidas. Mas o contato com a natureza está presente em diversos lugares e de diferentes maneiras.

Em alguns, como o Jardim Botânico, por exemplo, o ar purificado e o som de mata faz parecer que estamos no interior. Por isso, santista de verdade sabe que nem só de coqueiros se faz a cidade.

Você sabia que o município tem cerca de 36 mil árvores no espaço público? Essa diversidade resultou na seguinte pergunta.

Qual é a árvore símbolo de Santos?

arvore simbolo de santosFoto: Skyscraper

Quem decide isso somos nós, moradores da cidade. A Prefeitura convida todos os santistas a votarem, até o dia 4 de junho, entre as opções disponíveis no site: ipê, guanandi ou aroeira. Para isso, basta acessar a página da seleção e escolher a sua preferida.

Essas três espécies foram pré-selecionadas por uma comissão de especialistas locais, formada pelo biólogo André Olmos, do Jardim Botânico Chico Mendes; pela bióloga Sandra Pivelli, do Orquidário, e pelo engenheiro agrônomo João Cirilo, chefe da Coordenadoria de Paisagismo.

Leia também
Fotos do Orquidário de Santos

Foram levados em conta diversos aspectos, tais como a relevância paisagística e botânica além de, claro, a relação com a nossa terra.

Plante uma árvore

Feita a escolha, 100 mudas serão plantadas pela cidade. Graças à doação feita pelo viveiro público da Prefeitura de Itanhaém e às mãos de cinco munícipes, que farão parte dos plantios, que acontecerão na semana do meio ambiente (5 a 9 de junho).

Todas as árvores são de espécies nativas de Mata Atlântica, seguindo o que preconiza o Plano Diretor de Arborização Urbana, em vigor desde junho de 2013.

O pessoal que vai ajudar a plantar as novas árvores será selecionado entre os participantes da votação. Então, se você sempre quis realizar esse sonho, pare 1 minutinho e dê o seu voto 😉