Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Projeto Seaside tirou mais de 250 toneladas de lixo das praias de SP

  • 13
    Shares

Não precisa dizer, a gente sabe que você ama ir à praia.
Mas, uma coisa que não dá para ter certeza é: você é do tipo que leva saquinho para guardar o lixo e descartar da maneira certa ou faz a linha que deixa um rastro de sujeira pelo caminho? Porque, infelizmente, uma parte da galera age assim, né? E isso gera MUITA sujeira na praia.

Para ilustrar a dimensão do que estamos falando:

O projeto Seaside tirou 265 toneladas de lixo plástico das nossas praias

E isso não só em Santos, mas em todo o litoral paulista.

www.juicysantos.com.br - projeto seaside reciclagem de plástico retirado das praias da baixada santista

A boa notícia é que a iniciativa, comandada pelo Grupo Boticário em parceria com a Globalpet, vai dar uma nova vida a todos esses plásticos. Em resumo, eles vão se tornar milhões de embalagens de protetores solares e outros itens de higiene e beleza.

Incrível, né?

Além disso, uma coisa legal é que o Projeto Seaside também ajudou 316 famílias aqui da região que trabalham em cooperativas. Guarujá. Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente tiveram populações beneficiadas.

Mas isso não significa que é ok deixar lixo na praia

Apesar dessas 265 toneladas terem um final feliz, o mesmo não acontece com muitas outras. Que acabam indo parar nos oceanos.

Aqui na região, o pessoal do Ecofaxina encontra de tudo – brinquedos, embalagens de produtos de beleza e até televisão. É necessário que tenhamos consciência e responsabilidade na hora de descartar os lixos.

De acordo com o pessoal da Seaside, cada quilo de resina obtida do lixo coletado em material PET PCR, o tipo de plástico mais comum, pode render 35 frascos novos de 237ml, como este da imagem abaixo.

www.juicysantos.com.br - projeto seaside reciclagem de plástico retirado das praias da baixada santista

Você pode ajudar a fazer esse movimento acontecer descartando o lixo de maneira correta.

Em Santos, a coleta seletiva acontece semanalmente (clique aqui e veja quando passa na sua rua). Além disso, várias marcas recebem suas embalagens de volta – o que é o caso da Boticário.

E, já que o delivery está cada vez mais presente nas nossas vidas, não se esqueça de jogar fora as embalagens do jeito certo.