Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Projeto Pontos de Leitura: livros nos pontos de ônibus de Santos

Esperar o ônibus ou a consulta médica requerer paciência. Se for em horário de pico então, é bom ter algo para distrair. Pensando nisso e inspirada em movimentos dos Estados Unidos e Reino Unido, a Prefeitura de Santos criou o projeto Pontos de Leitura.

Nós fomos a alguns pontos de retirada e doação para ver o como funciona e o que a população está achando.

Pontos de Leitura

Lançado no dia mundial do livro, 23 de abril, a proposta é a retirada de livros em paradas de ônibus e unidades de saúde da rede publica. O acervo é construído por doações e está disponível a qualquer pessoal, gratuitamente.

“Leia, leve e doe”. Esse é o lema da ação.

Dos 20 abrigos distribuídos pela cidade, visitamos 5:

03: Janelas Abertas  – Em frente à Estação Cidadania

04: Devaneio – Av. Presidente Wilson, próximo ao posto 1

05: Poemas da minha saudade – Av. Vicente de Carvalho

10: O Tiê-Fogo Santista – Praça Rui Barbosa

02: José Bonifácio de Andrade e Silva – Policlínica Rádio Clube

Todas estavam vazias 🙁

Pontos de Leitura

“Semana passada tinha dois livros da saga Percy Jackson, levei um para o meu neto ler, ele vivia me pedindo. Acho que ele ainda não acabou, falei para me devolver pra eu colocar de volta e disse pra ele doar algum gibi. Vamos ver, né?” comentou seu Joaquim Lima, em aprovação ao projeto, no posto 03.

A grande maioria das pessoas, no entanto, disseram que não tiveram a oportunidade de pegar nenhuma obra. Mas também não se mostraram dispostas a doar um livro. Poxa, galera!

Eu já separei alguns livros  e gibis que já li e acho que interessaria outras pessoas para doar.

Pontos de Leitura

Que tal fazer o mesmo?

E você nem precisa sair de casa! Há uns 15 dias, foi implantada uma Kombi do projeto para recolher os livros diretamente na residência do munícipe, quando volume for superior a 25 unidades.

Para agendar, basta entrar em contato pelos telefones (13) 3202-3572 ou 3202-3573. Abaixo desse total, as doações podem ser entregues nos próprios Pontos de Leitura ou nas bibliotecas municipais.

Veja o endereço de todos os Pontos de Leitura aqui!