Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Projeto de lei santista quer proibir selfies

Enquanto nos Estados Unidos da América até o preside Barack Obama se rendeu às selfies e ao tão comentado “pau de selfie”, a cidade de Santos tem um projeto de lei que procura vetar os autorretratos.

obamaselfiestick-600x392

Apresentado no dia 05 de fevereiro de 2015, em sessão legislativa, o projeto do vereador Prof. José Lascane (PSDB) tem como objetivo tornar obrigatória a presença de avisos proibindo selfies em banheiros e vestuários públicos no município.

Inusitado, o projeto tornou-se notícia em todo o país e divide opiniões. O maior argumento contra é o de que proibir as fotos é uma maneira de vetar a liberdade de expressão. “Você gostaria que sua mãe, irmã, esposa ou namorada tivesse a imagem postada nas redes sociais completamente nua?”, contra argumenta o vereador.

Lascane garante, ainda, que o projeto não é conta à liberdade de expressão, mas sim a favor da privacidade intima.

Para se tornar lei, é preciso que o projeto seja aprovado pela câmara dos vereadores e sancionado pelo Prefeito da cidade. Caso isso ocorra, os estabelecimentos como shoppings, academias, restaurantes, faculdades entre outros terão de avisar seus frequentadores, por meio de placas, que a pratica é proibida. O não cumprimento acarreta em advertência, reincidências serão multadas em R$ 500.

Já os amantes das selfies não serão afetados, caso deixem de cumprir a lei. No entanto, se alguém se sentir lesado de alguma forma por sair nas fotos sem a devida permissão, poderá procurar por seus direitos e ser indenizado.

Fica a dica: Selfie-se quem puder e enquanto da tempo hahaha