Projeto Bispo: toda segunda-feira nas ruas de Santos

Hoje e nas próximas segundas-feiras de junho e julho, o espetáculo Projeto Bispo retorna para curta temporada em Santos.

projeto-bispo

Inovador e provocador, o texto do grupo O Coletivo surpreendeu o público santista nos últimos anos por usar os espaços públicos da cidade para contar uma história contundente sobre a saúde mental e a exclusão social.

Durante o período, o grupo realizará uma campanha para arrecadar fundos para ajudar os custos da viagem para o Festival Nacional de Teatro de Barbacena, evento para qual o espetáculo foi selecionado e que acontece em julho na cidade mineira.

[ytplayer video=”https://www.youtube.com/watch?v=UNX8S9xN0bY”]

Serviço

Projeto Bispo: Tratados como bicho, comportam-se como um
Quando: Todas as segundas-feiras de Junho e Julho
Horário: 20 horas com inicio e saída da Praça Mauá.
Ingresso: Uma lata de leite em pó ou um quilo de alimento não perecível que serão revertidos para o Fundo de Solidariedade de Santos.
Lotação: 50 pessoas por sessão ( dentro da Frontaria) o trajeto pelas ruas é livre.

Sinopse

“Tratados como bicho, comportam-se como um”, espetáculo que traça um panorama que conduz a uma imersão na perspectiva do excluído e um mergulho no labirinto do artista. Onde o passado e o presente se fundem, assim como elementos da religião, do simbólico e questões sociais que se apresentam como um pano de fundo onde a realidade e a ficção se misturam.

O enredo utiliza a dicotomia loucura/liberdade, num sentido metafórico. A impermanência das coisas se estabelece como a própria estrutura dramatúrgica, em que os atores continuamente desconstroem uma realidade cênica para construir outra, criando uma atmosfera dual entre loucura e prisão, arte e liberdade de expressão.

O ponto de partida é a Praça Mauá, dali o público será encaminhado e convidado a percorrer um percurso onde os personagens em novas e diferentes situações irão ressignificar vários trechos e ruas do Centro santista até entrar na Casa de Frontaria Azulejada, onde acontece o 2º ato da peça.
Em cada rua, cada esquina, o espectador pode se deparar com personagens que estão todos os dias nas ruas e que muitas vezes passam desapercebidos por nossos olhares treinados a ignorar tudo o que não nos convém.

Ficha Técnica

Atores Criadores

Junior Brassalotti
Juliana Sucila
Renata Carvalho
Rafael de Souza
Wendell Medeiros
Malvina Costa
Sérgio Bratz
Zécarlos Gomes

A direção é de Kadu Veríssimo.