Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Programa Albatroz em casa: educação ambiental à distância e gratuita

  • 1
    Share

O Programa Albatroz já é um velho conhecido dos santistas.

Uma das iniciativas mais bacanas do projeto se chama Albatroz na Escola.

Desde 2011, quando começou, a programa de educação marinha já teve a participação de mais de 26 mil pessoas.

Só que, em 2020, assim como quase tudo, foi preciso se reinventar para continuar capacitando educadores para trabalhar a conservação marinha em sala de aula.

Assim nasceu o Programa Albatroz em casa

Em resumo, como você pode imaginar, essa é a versão EAD do já tradicional programa.

juicysantos.com.br - Programa Albatroz em casa

As aulas estão disponíveis online – e o melhor: totalmente gratuitas. Os interessados devem acessar a área do educador do site para consumir o conteúdo.

Segundo a coordenadora de educação ambiental do Projeto Albatroz, Cynthia Ranieri, a equipe pensou o material especialmente para esse momento de isolamento social.

As aulas são focadas em informações sobre as aves e conservação marinha. As atividades consistem em:

  • Jogos;
  • Tirinhas;
  • Outras atividades educativas.

Tudo feito em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação. E voltados tanto para professores da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. De acordo com a divulgação, em breve, a ideia é incluir materiais próprios para os alunos do Ensino Médio.

“Acredito que isso vai auxiliar os professores nesse processo que estamos vivendo e descobrindo juntos, sobre como será a educação neste período de distanciamento tão importante para combatermos essa pandemia”.

Após o download do material e a conclusão da atividade com os alunos, o educador cadastrado receberá por e-mail um formulário para dar um feedback sobre a participação do PAC, enviar sugestões e comentários sobre o programa.

juicysantos.com.br - Programa Albatroz em casa

Em seguida, um certificado digital de conclusão de atividade emitido pelo Projeto Albatroz estará disponível 🙂

Sobre o Projeto Albatroz

Você não conhece o Projeto Albatroz? Então vamos a um breve resumo: nascido em 1990, aqui em Santos, o Albatroz busca reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis. Para isso, rolam pesquisas, ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O trabalho conta com o apoio da Petrobras.