Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Primavera dos Museus no Museu do Café

Neste mês de setembro, vários museus do Brasil participam da Primavera dos Museus, que tem como tema Museus Criativos.

A ideia é levar cada vez mais pessoas para esses ambientes, estimulando a criatividade e a interação.

Aqui em Santos, o Museu do Café elaborou 3 atividades educativas e gratuitas, todas pensando na nossa realidade aqui na região e na vocação do próprio museu: Um dia de Calixto e a Visita Curiosa e também a Oficina de Gravura em Metal com folhas de café, idealizada pelo artista santista Claudio Vasques.

www.juicysantos.com.br - museu do café de santos na primavera dos museus

Um dia de Calixto

 Nos dias 24 e 25 de setembro (quarta e quinta-feira), às 14 horas, o público infantil poderá realizar a visita educativa “Um dia de Calixto”. Nessa atividade, os participantes aprendem um pouco da história do grão e do famoso pintor paulista Benedicto Calixto da maneira que o tornou conhecido nacionalmente: criando obras de arte.

A diferença aqui é que os desenhos serão criados não com tinta, mas sim com borra de café, tornando a atração uma experiência única. Ao final, todos terão suas peças expostas, como grandes artistas.

Visita Curiosa

Já no dia 27 de setembro (sábado), também às 14 horas, é a vez dos adolescentes.

Na “Visita Curiosa”, os participantes conhecem, por meio de uma visita educativa, os detalhes do Museu do Café, da história do grão e dos detalhes do edifício da Bolsa Oficial de Café, local que hoje abriga o museu. Ao final da ação, participam de uma oficina de desenho para expressar o que mais gostaram e aprenderam conhecendo o palácio.

Oficina de Gravura em Metal com folhas de café

Também no sábado, Cláudio Vasques ministra a oficina das 11h às 17 horas, dividida em duas partes. Primeiro, os inscritos aprendem toda a parte teórica, que compreende a história da gravura em metal e como Vasques aprimorou a técnica em seu ateliê. Em seguida, os alunos entrarão na parte prática da oficina, quando aprenderão o passo a passo da gravura em metal, utilizando uma prensa especial, tinta, papel e folha de café.

Interessados para esta oficina devem enviar nome completo e RG para [email protected]. A atividade tem limite de 20 vagas.

O Museu do Café fica na rua XV de Novembro, 95, Centro.