Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Para onde vai o orçamento de Santos em 2018?

Você concorda com os investimentos feitos pela administração da cidade de Santos nos últimos anos?

Se a sua resposta for não, esse é o momento de ajudar na decisão e fazer as coisas diferentes: o orçamento participativo. Até o dia 31 de julho, qualquer morador da cidade pode votar (pela internet ou por aplicativo no celular) e dar a sua opinião a respeito dos planos financeiros de 2018.

dinheiroImagem: Reprodução

São dois módulos de votação: bairro e escola.

Na primeira parte, você escolhe o bairro em que vive para que, em seguida, possa indicar as necessidades locais em 7 áreas diferentes: cidadania e ação social; cultura, esporte e turismo; educação, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde e serviços públicos. Em cada um, há cinco opções de prioridades para a sua escolha.

Na opção Escola, você escolhe uma das 81 unidades municipais (do bairro, do seu filho…) e opta por aparelhos de ar condicionado, manutenção, qualidade da merenda, quadra de esporte ou novos computadores.

Os resultados serão usados como base no planejamento de cada secretaria para o orçamento do próximo ano, além de ajudar na elaboração da Participação Direta nos Resultados e Plano Diretor de Metas – não haverá vinculação de valores ao processo.

Vote

dinheir02Imagem: Divulgação/Marcelo Martins 

Votar é bem rapidinho e super importante para que as mudanças necessárias sejam feitas em toda a cidade. Então, avise os amigos e vizinhos sobre a enquete e reserve 5 minutos para preenche-la com atenção e pensar sobre o orçamento de Santos em 2018.

Leia também
Sinal digital na Baixada Santista: o que você precisa saber
Novas regras de separação do lixo reciclável em Santos
36 famosos que são de Santos e você nem imaginava

Basta acessar o site ou baixar o aplicativo, disponível para aparelhos Android no Google Play. A votação acontece até 31 de agosto e qualquer pessoa pode participar quantas vezes quiser.