Texto porLudmilla Rossi
40 anos - Santos
TAGs

Oficinas Querô 2022: curso de cinema gratuito para jovens de baixa renda

  • 1
    Share

Jovens de baixa renda que estão sonhando em produzir conteúdo para a Internet, criar seu próprio filme e aprender as diferentes áreas do universo audiovisual tem uma oportunidade de ouro através das Oficinas Querô. Com atividades multidisciplinares focadas na democratização e no acesso à cultura, as Oficinas Querô utilizam o audiovisual como forma de socialização de jovens, buscando fortalecer suas identidades, dar voz às suas histórias, adquirir conhecimentos e despertar habilidades para a transformação pessoal e profissional.

O curso é totalmente gratuito, além de oferecer acompanhamento psicossocial, transporte e a possibilidade de participar de eventos e passeios culturais.

As inscrições estão abertas até 7 de março (para a turma 2022).

Um dos maiores projetos de impacto social da nossa região

Quando o Instituto Querô completou 15 anos, nós fizemos um especial sobre eles. Temos um orgulho danado em divulgar as iniciativas do Instituto Querô, suas oficinas e projetos, pois acompanhamos a história desde o início. De 2006 para cá, o Querô já capacitou mais de 500 jovens e impactou muitas famílias. Formou empreendedores, profissionais excelentes que são desejados inclusive por produtoras de renome.

Mais de 300 obras audiovisuais foram realizadas na Instituição e pelos jovens, conquistando 96 prêmios. Diz aí se isso não é um MEGA orgulho caiçara?

Entre os grandes feitos, o Instituto Querô e a Querô Filmes esteve envolvido diretamente na produção de Sócrates (2019), filme brasileiro estrelado por Christian Malheiros (mais um talento caiçara), que foi muito aclamado pela crítica. Olha que incrível:

Como participar das Oficinas Querô

Os critérios são

  • Jovens de 14 a 19 anos
  • Que estejam estudando ou que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas de Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão
  • Qque possuam baixa renda familiar

Durante um ano, os 40 selecionados da turma 2022 aprenderão as principais etapas de uma produção audiovisual, produzindo no mínimo, 2 curtas-metragens.

O curso é gratuito e as inscrições seguem até dia 7 de março de 2022.

Link para inscrição

Jovens filmando curta metragem nas Oficinas Querô

Sobre as oficinas

As aulas acontecerão de segunda a sexta, das 15h às 18h, de abril a dezembro.

Os jovens que mais se destacam no primeiro ano de curso têm a possibilidade de, no ano seguinte, ingressarem nas Oficinas Querô – Segundo Ano, para aprimorarem as habilidades artísticas e técnicas adquiridas, com atividades voltadas às primeiras experiências profissionais e a produção de mais 1 curta-metragem.

Todos os filmes são roteirizados, produzidos e gravados pelos próprios jovens, sob orientação da equipe Querô e de aulas com profissionais do cinema nacional convidados. Após lançados, os filmes são inscritos nos principais festivais de cinema do país e posteriormente disponibilizados publicamente no YouTube.

Oficinas Querô 2022

Por conta da pandemia, o curso acontecerá em formato híbrido, isso é, online e com possibilidade de aulas presenciais, caso a situação da pandemia esteja controlada e seguindo os protocolos de saúde necessários como uso obrigatório de máscaras e álcool gel. O Querô segue acompanhando as orientações divulgadas pelo Governo do Estado de São Paulo e Ministério da Saúde.

Com patrocínio master da IBM e Banco BV e patrocínio da Petrocoque, TK Elevadores e Brasil Terminal Portuário.

Sobre o Instituto Querô

Desde 2006 em atividade, Querô é uma instituição sem fins lucrativos de Santos/SP que busca promover o acesso à arte e a cultura e estimular a transformação humana e cidadã de jovens de baixa renda e moradores de comunidades por meio da capacitação e produção audiovisual, visando colaborar com a redução da desigualdade social. Visite o site para ter mais informações.

Para mais informações, entrar em contato pelo whatsapp do Querô (13) 3233-7084 ou no Insta @institutoquero.