Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Santos abre novo abrigo para pessoas em situação de rua

Perto de completar dois meses de isolamento social, Santos vai ganhar um novo abrigo para pessoas em situação de rua. O objetivo, de acordo com a divulgação, é ampliar o acolhimento e a proteção social da população em situação de rua durante a pandemia.

O equipamento fica na Vila Nova (Rua Conselheiro Saraiva, 13/15) e tem 50 vagas disponíveis. Além disso, oferece um canil.

Novo abrigo para pessoas em situação de rua em Santos

Em funcionamento a partir do próximo domingo, 17 de maio, o abrigo é o sexto da cidade. No total, conta com mais de 260 vagas disponíveis a partir de agora.

juicysantos.com.br - Novo abrigo para pessoas em situação de rua em SantosImagem: Divulgação

Inicialmente, o serviço tem 180 dias de prazo, já que foi viabilizado em caráter emergencial e em parceria com a Organização da Sociedade Civil Vidas Recicladas. O valor total do convênio soma R$ 501 mil.

O local recebeu adaptações para que as pessoas acolhidas tenham acesso a:

  • Espaços de higiene para cuidados pessoais;
  • Alimentação;
  • Guarda de pertences;
  • Orientação e encaminhamentos relacionados à rede de serviços locais;
  • Acesso a documentação pessoal.

Toda a estrutura tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

O encaminhamento para o Serviço de Acolhimento Institucional será feito como ocorre com os demais abrigos: pelo Serviço de Abordagem Social e pelo Serviço Especializado em Pessoas em Situação de Rua, ambos ligados ao Centro Pop, a porta de entrada para o direcionamento da assistência.

Cuidados em tempos de pandemia

Além do novo abrigo, outros cuidados estão sendo tomados na cidade.

Tais como, por exemplo, restrição do fluxo diário de entrada e saída de pessoas estranhas aos serviços, restrição de saídas desnecessárias, especialmente dos idosos e de outros grupos de risco, evitar aglomeração de pessoas em refeitórios, quartos e outros espaços, observando a recomendação de distância de pelo menos um metro entre camas e pessoas, além da limpeza e higienização sistemáticas destes ambientes.