Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Limite de passageiros nos ônibus e + novas medidas na Baixada Santista

A quarentena não é mais uma novidade para ninguém.

Já faz praticamente uma semana que o isolamento se tornou o padrão na Baixada Santista – pelo menos para quem pode e se preocupa com a saúde coletiva,. Mas, nos últimos dias uma notícia fez todo mundo lavar as mãos mais uma vez: foram confirmados casos em Santos e em Praia Grande. 

Além de deixar até mesmo os desacreditados em alerta, o fato também rendeu novas medidas na Baixada Santista. Entre as novidades – anunciadas nesta quinta-feira (26 de março) – estão, por exemplo, o limite de passageiros no transporte público e a distribuição de refeições para os alunos da rede pública de ensino.

www.juicysantos.com.br - coronavírus na baixada santista medidas na quarentena

Confira o que mudou e fique em casa 🙂

Novas medidas na Baixada Santista contra o coronavírus

Controle de acesso aos municípios

A entrada de Santos já está com restrições. Mas, a partir de agora, as demais cidades da região também terão controle de acesso estratégico – de acordo com as possibilidades de cada uma. Também será solicitado apoio do estado de SP para essa fiscalização.

Limite de pessoas no transporte público

Já que muitas pessoas precisam ir trabalhar usando o transporte público, a partir de agora, será feita uma limitação da quantidade de passageiros por ônibus. Deste modo, fica garantido o distanciamento entre os passageiros. Além disso, foi determinado um reforço na higienização entre as viagens.

Ainda neste sentido, será criada, de forma metropolitana, uma linha de transporte para os profissionais de saúde, segurança e assistência social.

Comércio e demais estabelecimentos

As prefeituras da Baixada Santista determinaram uma manutenção da atual restrição do funcionamento dos estabelecimentos comerciais e prestação de serviços. De acordo com a divulgação, será permitida a abertura de alguns segmentos (confira a lista aqui), desde que estes adotem as medidas preventivas de distanciamento social, uso de delivery e de álcool gel.

Esta medida pode mudar, de acordo com a evolução dos casos.

Alimentação escolar

Crianças em vulnerabilidade social que estão sem aulas devem receber kits, cestas ou refeições que garantam a alimentação neste período. A distribuição será feita conforme realidade de cada cidade.

Outras medidas tomadas

Além disso, será encaminhada uma nota técnica do Condesb e municípios à União e ao Estado solicitando repasse de insumos e produtos como máscaras, luvas, respiradores e outros equipamentos necessários para o enfrentamento da pandemia na região.

As cidades pleiteiam, ainda, de forma imediata, a suspensão do pagamento de dívidas e empréstimos com Estado e União. E um ofício será encaminhado ao TJ solicitando a suspensão dos precatórios aos municípios da Baixada Santista.