Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Comunidade italiana ajuda a equipar o hospital provisório em Santos

O combate ao coronavírus em Santos é assunto sério. 

Até o momento, a cidade soma 299 casos confirmados e 586 suspeitos, além de 22 óbitos confirmados (dados de 16 de abril). Sendo que, de acordo com uma pesquisa, é um dos municípios onde há maior risco da disseminação do COVID-19. Ou seja, por aqui toda ajuda é mais do que bem-vinda.

Neste sentido, a cidade passará a contar com estudantes de Medicina e áreas correlatas de saúde na linha de frente de combate à pandemia e também terá uma ajuda importante da comunidade italiana.

Colaboração para equipar o hospital provisório de Santos

Nesta semana, um grupo formado por empresas, associações e cidadãos italianos que vivem no Brasil lançou a campanha Brasil e Itália: juntos podemos mais. Em resumo, o objetivo é arrecadar fundos para a compra de todos os equipamentos necessários para montar 17 leitos de UTI no Hospital Vitória, aqui em Santos.

juicysantos.com.br - hospital provisório em Santos

O hospital, fechado desde novembro de 2019, vai abrigar em um de seus andares o hospital de campanha da cidade.

De acordo com a divulgação, a meta da campanha é arrecadar R$ 1 milhão. Valor com o qual serão comprados os equipamentos das UTIs e também os materiais necessários para instalação e manutenção dos leitos. Apesar de a campanha ser da comunidade italiana, todos podem doar (basta clicar  aqui).

Mas por que Santos?

Está se perguntando o motivo de terem escolhido Santos para a campanha? Entre os motivos está, por exemplo, o fato de Santos ser a cidade com maior proporção de idosos no Brasil. Em outras palavras, estamos falando de pessoas consideradas de alto risco em relação ao coronavírus.

Para além do hospital provisório em Santos

Diversas medidas estão sendo tomadas para controlar a pandemia na cidade. Só no Hospital Vitória, por exemplo, serão cerca de 130 novos leitos SUS. Sendo que o plano de contingência hospitalar prevê 530 leitos espalhados pela cidade – 137 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 393 de enfermaria.

juicysantos.com.br - hospital provisório em Santos

Além disso, estão sendo montados mais três hospitais de campanha:

  • UPA Central (5 leitos de UTI e 56 de enfermaria);
  • UPA Zona Leste (5 de UTI e 41 de enfermaria);
  • Afip (25 leitos de enfermaria).

Se você quiser saber em detalhes como Santos está se preparando para o pico do coronavírus, clique aqui!