Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos
TAGs

Horário do comércio em Santos ampliado – entenda a medida

Você já deve saber que a Baixada Santista voltou para a fase amarela do Plano SP.

A medida, tomada pelo Governo de São Paulo, foi anunciada um dia após o segundo turno das eleições municipais. E, em resumo, altera o horário de funcionamento do comércio, bem como de bares, restaurantes e shoppings.

Também há mudanças para os eventos e academias (confira tudo clicando aqui).

Apesar disso, teremos o horário do comércio em Santos ampliado

De acordo com a divulgação da prefeitura, as restrições serão seguidas apenas até quarta-feira (9 de dezembro). Se acaso até a data não houver uma suspensão decretada pelo governo estadual, o próprio Município tomará a iniciativa de ampliar os períodos de funcionamento dos estabelecimentos. O objetivo é evitar aglomerações de público.

“Limitar horário não contribui em nada. Entendemos que essa redução estimula a aglomeração. Em vez de diluir, acabamos concentrando”, argumenta o prefeito, Paulo Alexandre Barbosa. 

juicysantos.com.br - Horário do comércio em Santos ampliadoImagem: Reprodução/Unsplash

Ainda segundo Barbosa, para tomar essa decisão técnicos da rede municipal de saúde foram consultados. Os profissionais teriam afirmado que, em Santos, a limitação de horário não vai funcionar.

Marcos Caseiro, infectologista da rede municipal, explica o motivo de termos o horário do comércio em Santos ampliado .

“No que se refere ao fim do ano e ao fluxo das pessoas no comércio, me parece muito mais sensato justamente a ampliação dos horários. Associados ao bom-senso dos comerciantes, conseguimos que as pessoas tenham um espaçamento maior de tempo para frequentar os estabelecimentos, evitando a aglomeração”.

No momento os estabelecimentos podem funcionar durante, no máximo  10 horas – sendo o fechamento determinado para às 22h. Apesar de estabelecer que esta norma não deve ser aplicada na cidade, ainda não há informações sobre o novo horário na cidade. O atendimento máximo 40% da capacidade dos estabelecimentos continuará em vigor.  Além disso, o uso de máscara segue sendo obrigatório (cobrindo tanto  o nariz quanto a boca) e a higienização das mãos também.

Como ficam as outras cidades da Baixada Santista

Se acaso você não é de Santos, ainda não há informações sobre o posicionamento das outras cidades da região. Uma reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) deve acontecer ainda nesta semana para deliberar sobre o assunto.