Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

A programação do Festival Literário de Iguape 2019 está imperdível

Você ama literatura? Então além de conhecer os rolês para amantes de livros em Santos, você também precisa colocar o Festival Literário de Iguape 2019 na sua agenda. Afinal, o evento é totalmente gratuito, perto de Santos e a programação está imperdível.

Curtiu? Então, antes de mais nada, anote: o evento será nos dias 7 e 8 de junho (sexta-feira e sábado) em Iguape – cidade que fica a menos de 200 km de Santos, no Vale do Ribeira.

Festival Literário de Iguape 2019

Em 2019, o tema do Festival Literário de Iguape terá como tema Futuro, Lugar e Memória.

juicysantos.com.br - Festival Literário de Iguape 2019

Para debater o assunto, estarão reunidos dezenas de artistas importantes que falam sobre território, ancestralidade e povos tradicionais. Entre os convidados tem, por exemplo:

  • Conceição Evaristo
  • Ana Maria Gonçalves
  • Luedji Luna
  • Zezé Motta
  • Mel Duarte
  • Nação Zumbi

Na sexta-feira, a programação começa às 19 horas e no sábado, às 10 horas. Além das rodas de conversa, também acontecem shows, saraus, lançamento e troca de livros.

Programação do Festival Literário de Iguape 2019

Sexta-feira (7 de junho)

Para começar o evento, o público será convidado a refletir sobre palavra, sociedade e insurgência. Para isso o debate parte da obra de três olhares e gerações: Geovani Martins, autor do aclamado O Sol na Cabeça; Russo Passapusso, músico, compositor e integrante da banda BaianaSystem; e Zezé Motta, célebre atriz e cantora brasileira.

A roda de conversa O Futuro não demora será às 21h, no Território da Palavra (Praça da Basílica).

A programação do dia é encerrada com o show de Luedji Luna, às 23 horas.

Sábado (8 de junho)

O segundo dia da programação é também o momento de Conceição Evaristo, uma das principais expoentes da literatura brasileira contemporânea, tratar de temas presentes em suas obras. Em outras palavras, assuntos como educação, gênero, memória e relações étnicas na sociedade serão tema a partir das 14 horas, no Território da Palavra.

Às 21 horas é a vez de Ana Maria Gonçalves, Deborah Dornella, Marcelino Freire e Deivid Domênico, refletem sobre outras perspectivas e versões do nosso passado, em Histórias que a História não Conta ou Avesso do Mesmo Lugar. Em seguida, às 23 horas, a banda Nação Zumbi fará um show, que encerrará a 7ª edição do FLI.

juicysantos.com.br - Festival Literário de Iguape 2019

Também no sábado acontece o FLI Paralelo, no Museu Histórico, entre 11h30 e 19 horas. Por lá uma das grandes atrações do será o bate-papo Futuro, Lugar e Memória, que reunirá os escritores Júlio Cesar da Costa, Angélica Freitas, Cidinha da Silva e Eda Nagayama. Neste espaço haverá ainda conversas com Nega Duda, Timóteo Verá Tupã Popyguá, Islene Motta, Maria Mazarello e Luciana Bento.

Aqui vale o aviso: cada atividade tem 30 vagas, A distribuição de ingressos é feita 1 horas antes do início de cada atividade.

Também no Festival Literário de Iguape 2019

Além disso tudo, durante os dois dias de festival, o público encontrará no Ponto do Livro um espaço de troca de obras infantis, adultas e gibis. Se a sua biblioteca pessoal estiver precisando ser atualizada, já separe os exemplares e leve pra compartilhar.