Luiz Gomes Otero
Texto porLuiz Gomes Otero

Conheça a Madame X de Madonna

Todo álbum de Madonna Lousie Ciccone é sempre cercado de muita expectativa.

Muito em função do fato de ela ditar modismos e tendências em várias épocas.

No entanto, nesse seu mais recente lançamento, intitulado Madame X, não há muitas surpresas. É somente Madonna tentando causar polêmica cantando canções pop dançantes e bem produzidas.

www.juicysantos.com.br - madame x madonna

Madame X é apresentada por ela mesma como uma personagem.

“Uma agente secreta viajando ao redor do mundo. Trocando de identidades. Lutando por liberdade. Trazendo luz à lugares escuros. Ela é uma dançarina. Uma mestre. Uma chefe de estado. Uma dona de casa. Uma equestre. Uma prisioneira. Uma estudante. Uma mãe. Uma filha. Uma professora. Uma freira. Uma cantora. Uma santa. Uma prostituta. A espiã na casa do amor”.

www.juicysantos.com.br - madame x madonna
Madonna vem bem acompanhada

O primeiro single, Medellin, traz um dueto com o colombiano Maluma, que também participa da faixa Bitch I’m Loca.

Anitta canta em português a faixa Faz Gostoso com Madonna. Não dá para chamar essa faixa de experimental, ainda mais com um refrão que faz alusão ao funk brasileiro. A composição pertence à portuguesa Blaya. E é até simplória, se comparada com outras faixas do polêmico álbum Erotica, por exemplo.

A língua portuguesa pontua o disco em várias faixas, como na faixa Killers Who Are Partying, que conta com guitarras portuguesas em seu arranjo. Come Alive é uma canção pop que mais se aproxima do que ela fez de melhor no passado recente.


I Don’t Search I Find é outro momento em que Madonna parece despertar para o pop dançante dos anos 80 e 90. Não chega a ser superior ao que foi produzido anteriormente, mas soa agradável. A balada Looking For Mercy também segue nessa linha pop que ela sempre desenvolve com maestria.

No final, temos mais um álbum de Madonna que não chega a empolgar, mesmo com as críticas favoráveis no exterior. Mas ainda há bons momentos da nossa diva pop.

As melhores de Madonna em Madame X