Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Climathon 2020 em Santos, o hackathon mundial de efeitos climáticos

  • 1
    Share

A edição do Climathon 2020 vai ser em Santos, está sabendo?

A versão brasileira do maior hackathon do mundo focado em soluções de mitigação de efeitos climáticos acontece por aqui entre os dias 13 e 14 de novembro. E vai rolar seleção de projetos locais.

Se você tem uma iniciativa incrível, continue lendo para saber como participar. Ou então avise os amigos que podem ter interesse 🙂

Tudo sobre o Climathon 2020 em Santos

Em resumo, o evento busca propostas inovadoras que impulsionem a economia azul circular no Brasil. Em outras palavras, projetos que busquem, por exemplo:

  • Uso eficiente dos recursos hídricos;
  • Redução e transformação dos resíduos plásticos nos rios e oceano;
  • Circularidade de bens de consumo;
  • Mitigação do impacto de eventos climáticos extremos e conscientização de consumidores.

juicysantos.com.br - climathon 2020 em santosImagem: Reprodução

Angélica Rotondaro, uma das organizadoras do Climathon, explica que Santos foi escolhida por representar os desafios das cidades costeiras em relação à mudança climática.

“Isso aliado à compreensão da necessidade de soluções pró-resiliência e gestão de risco climático”.

Por conta da pandemia da COVID-19, o evento será online. Mas, de acordo com ela, a cidade continua sendo uma grande referência. Algo como uma sede simbólica dessa edição.

Além de Santos, o evento também acontecerá simultaneamente em mais de 160 cidades espalhadas pelo mundo. No total, serão mais de 6 mil participantes.

Quero participar do Climathon 2020

Se você tem uma iniciativa que se encaixa nesse perfil, uma boa notícia: a competição está aberta a empreendedores, startups pro-clima e pesquisadores. Para participar, é necessário que a ideia seja uma solução para um dos seguintes temas estratégicos:

  • Soluções de Resiliência para Negócios e Comunidades frente a Eventos Climáticos Extremos;
  • Gestão do Resíduo no Caminho e no Mar;
  • Impacto com Resíduo e Microplástico – Soluções por uma Moda Circular;

As inscrições acontecem até o dia 12 de novembro. É só clicar aqui para se inscrever 🙂

Premiação do Climathon 2020

Durante o evento, os participantes irão consolidar suas ideias ou revisitar a sua proposta de valor. Em ambos os casos, seguirão as fases de estruturação de um modelo de negócios e preparação dos pitches de venda de suas ideias, produtos ou serviços.

O material será submetido para o comitê avaliador.

Os primeiros colocados em cada uma das três categorias receberão sessões de mentoria concedidas por investidores de impacto. Os vencedores também terão a oportunidade de concorrer à premiação global, que oferecerá uma vaga para incubação no EIT Climate-KIC.

Já os segundos e terceiros lugares de cada categoria participarão de uma rodada “shark tank” com os investidores-mentores. Além disso, todos os participantes do evento terão visibilidade frente a investidores anjo e a uma rede internacional.