Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Como são os dias no Aquário de Santos durante o isolamento

  • 1
    Share

Um dos principais pontos turísticos da cidade, o Aquário de Santos descobriu uma nova rotina durante o isolamento. Sem filas na porta e crianças correndo de um lado para o outro, os dias no equipamento ganharam um novo ritmo.

Mas engana-se quem pensa que eles são mais calmos.

Como está o Aquário de Santos durante o isolamento

Apesar da ausência do público, a movimentação segue nos corredores do Aquário de Santos durante os dias de distanciamento social – tanto nos corredores externos, que a gente conhece, quanto na parte interna.

juicysantos.com.br - Aquário de Santos durante o isolamento

É que, para manter o bem-estar dos cerca de mil animais que vivem lá, não dá para parar.

“Nossa rotina permanece com a mesma preocupação, porém, sem os corredores tão cheios. O trabalho inclui alimentação, troca de água, limpeza de vidro e verificação do sifão nos recintos, por exemplo”, explica o coordenador do parque, Alex Ribeiro.

De acordo com ele, para dar conta de tudo isso, a rotina começa bem cedinho.

O primeiro trabalho é da tratadora Lorie Tukamoto Fernandes. Ela se responsabiliza por preparar a alimentação de todos os animais. E precisa descongelar e picar e picar a quantidade de alimentos necessários para o dia.

E não é pouco. Só os pinguins, por exemplo, comem duas vezes por dia. E cada refeição tem cerca de 2 quilos de sardinha ou de manjuba.

Além dos frutos do mar, também são ingredientes comuns na alimentação dos moradores do Aquário de Santos:

  • Batata doce e batata;
  • Frutas;
  • Agrião;
  • Alface;
  • Acelga;

juicysantos.com.br - Aquário de Santos durante o isolamento

Com a alimentação resolvida, a rotina de quarentena do Aquário de Santos ainda inclui testes nos tanques. No total, a atração tem 32 tanques – alguns demandam testes diários e outros semanais.

“Verificamos se há algum parâmetro fora do aceitável àqueles animais. Caso tenha, fazemos a troca parcial da água. Como temos uma captação que vem direto do mar, entramos com a água nova, mais equilibrada, e vamos monitorando os animais. Se temos boa qualidade de água, eles estão bem e se alimentam bem”, diz Alex.

Para completar, semanalmente, um mergulhador faz a limpeza dos vidros de todos os recintos.

Aquário de Santos à distância

Se a rotina com os animais continua, o trabalho de educação ambiental segue o mesmo exemplo. Toda a programação que acontecia presencialmente, principalmente nos finais de semana, ganhou a internet.

Estão rolando cursos, palestras, atividades e até visitas com lives no Aquário de Santos.

Quer aproveitar a programação? Então clique aqui e fique de olho em tudo que está rolando.