Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Aplicativo facilita comunicação de cidadão com a Prefeitura de Santos

Há alguns meses, baixei o aplicativo Colab.re no celular com a intenção de postar reivindicações sobre Santos. Mas as postagens da cidade eram bem raras.

Agora, por conta da adesão da Prefeitura de Santos à ferramenta, acho que as coisas devem ficar melhores.

Qualquer pessoa poderá encaminhar pedidos, propostas, denúncias e avaliações de serviços em áreas como Saúde, Infraestrutura (obras, por exemplo), Trânsito, Educação, Cidadania, Meio Ambiente, Cultura, etc.

Os santistas podem interagir com posts, fotos e vídeo no link www.colab.re/br/SP/Santos. Como falei no início do texto, o Colab.re também tem app gratuito para iOs e Android.

www.juicysantos.com.br - como falar com a prefeitura de santos

A Ouvidoria estará ligada ao painel de monitoramento do Colab.re em tempo real, verificando as demandas para respondê-las. Cada secretaria terá um funcionário para interação direta com o órgão.

Como funciona o Colab.re

Baseado em 3 pilares – Fiscalize, Proponha e Avalie -, a rede social aberta tem mais de 60 categorias para que dar voz às populações e também servir como auxílio para a tomada de decisões por parte do Executivo.

Ao publicar em um dos pilares, as postagens ficam disponíveis a todos os usuários. Se você fizer uma publicação, por exemplo, os outros munícipes poderão ver e apoiar, comentar, debater o problema e a proposta.

Plataforma lançada em março de 2013, ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a problemas urbanos. Hoje são 30 municípios no Brasil que fazem parte do Colab, entre eles Curitiba, Teresina e Niterói. Conta com mais de 50 mil usuários.

Como falar com a Prefeitura de Santos?

Site da Prefeitura de Santos: www.santos.sp.gov.br
Facebook: www.facebook.com/PrefeituraSantos
Ouvidoria: 0800 112056
E-mail: [email protected]
Atendimento presencial: Praça Mauá s/nº, térreo (Centro Histórico)
Sistema de Ouvidoria Municipal: Viva o Bairro, Alô, Viva o Bairro e Ouvidoria Móvel