Texto porFlávia Saad
40 anos - Santos (SP)

Água na Baixada Santista: por que temos que pensar sobre seu o uso racional?

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

  • 1
    Share

Será que eu gasto muita água? Essa é uma pergunta que a gente precisa se fazer constantemente.

Ainda que grandes indústrias e clientes façam uso massivo desse recurso, cabe a nós também assumir nosso papel no consumo. Isso se chama corresponsabilidade.

É como se diz: se cada um fizer a sua parte, não vai faltar água na Baixada Santista.

A questão ambiental tem sido cada vez mais importante no nosso dia a dia – especialmente, após a pandemia e com a escassez que assombra nossa rotina.

www.juicysantos.com.br - uso consciente da água

A nossa relação com a água, inclusive, é um dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. O número 6 diz respeito à segurança em água potável e saneamento para todos.

Por isso, conversamos com o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) para entender um pouco mais sobre a campanha Água é Vida.

Essa ação começou em dezembro de 2021. E o objetivo é ampliar a consciência para residentes e visitantes na região da Baixada Santista sobre a qualidade e também a quantidade das águas. As iniciativas utilizam a educação para abrir o diálogo e engajar as comunidades sobre o uso responsável da água.

O que é a campanha Água é Vida

A temporada de verão é sempre um momento delicado na questão da água na Baixada Santista. A população da região mais do que dobra – passa de 1 milhão para 2 milhões, em média, ao longo dos meses de férias.

Assim, é importante todo mundo saber que economizar água na Baixada Santista é um gesto inteligente e de amor ao meio ambiente.

Por isso, além de campanhas publicitárias na grande mídia (veiculação em televisão, rádio e redes sociais), o CBH-BS promove uma ação presencial com cine debates nos 9 municípios da Baixada Santista.

“Queremos que as pessoas não enxerguem a água apenas para consumo, mas sim como essencial a vida. Por isso o nome Água é Vida”, explica Raquel Chini, presidente do comitê.

De Peruíbe a Bertioga, as cidades recebem, em espaços públicos, a exibição de curtas sobre a água, quiz e rodas de conversa com educadores ambientais. Em Santos, por exemplo, as ações aconteceram no Aquário Municipal. Um local bem propício, né?

Em pequenas comunidades, uma Kombi itinerante leva a programação.

Saiba mais sobre o uso racional da água na Baixada Santista

A campanha Água é Vida é uma iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista – CBH-BS. Você pode acompanhar no Instagram e no YouTube.

Água é Vida tem a realização do FunBEA– Fundo Brasileiro de Educação Ambiental com o financiamento do Fehidro – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.